11/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h45

Proerd forma 56 crianças em Pedra Azul neste sábado (13)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado há 10 anos, formará mais 56 alunos neste sábado (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Pianzola, em Pedra Azul, Região Serrana do Estado. O evento será às 9 horas.

O Proerd faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Estado que visa levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.

As aulas foram ministradas pelo soldado Márcio Barcelos, da 6ª Companhia Independente, de Domingos Martins. “Durante o curso, as crianças foram ao cinema na Serra pela primeira vez e ficaram muito felizes. Tenho certeza que a nossa mensagem foi transmitida com sucesso para os alunos”, frisou o policial, que é instrutor do Proerd desde o ano passado.

Os formandos participaram do curso durante 10 semanas. São estudantes da 4ª e 6ª série. No evento estão presentes o comandante da 6ª Cia Ind, major Marcelo Corrêa Muniz, funcionários da escola, pais e alunos, e autoridades convidadas.

No dia 16 de agosto, outras 106 crianças de duas escolas se formarão em Domingos Martins. Já no dia 18, serão 135 alunos e no dia 25, serão mais 186 estudantes da EEEF Pedreiras, de Pedra Azul.

Proerd

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número de atendimentos representa 76% do total de alunos em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Estado Presente

O Governo do Estado lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda para os moradores.

Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

Vários investimentos foram anunciados para estas áreas escolhidas, tais como instalação de Centros de Tratamento de Toxicômanos, reforma e ampliação de escolas, construção de unidades habitacionais, aquisição de equipamentos de última geração para as Polícias Civil e Militar, entre outras ações.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva