21/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h43

Proerd forma 430 alunos em Cariacica nesta sexta-feira (22)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado há 10 anos, forma 430 alunos na tarde desta sexta-feira (22), em Nova Rosa da Penha, Cariacica.

A formatura será às 15 horas, na quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Mariúza Sechin. No evento estarão presentes o tenente coronel Lamaison Luiz da Silva Silveira, comandante do 7º Batalhão, tenente Jefferson Nunes Pereira Júnior, comandante do Território de Paz no bairro, a superintendente regional de Educação de Cariacica, Ângela Cavati, diretores de escolas, funcionários e pais dos alunos formandos.

Os estudantes começaram o curso do Proerd em maio. Foram 10 semanas de aulas ministradas pela soldado Thalita Maria Ferreira Jubini, pela soldado Karinne Furtado Zeferino e pelo soldado Ted Candeias Silva.

As crianças que participarão da formatura são alunos da EEEF Mariúza Sechin, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro e EEEF Zaíra Manhães de Andrade.

Na formatura, haverá o sorteio de uma redação feita pelos alunos e o sorteio de três bicicletas.

Na avaliação do tenente Pereira, o Proerd “é de extrema importância em função do grande avanço do consumo de drogas nas áreas de vulnerabilidade social”.

Nesta quinta-feira (21), os instrutores do Proerd ministraram uma palestra sobre a violência nas escolas e a importância dos pais estarem atentos aos sinais que o filho possa apresentar ao se envolver com drogas. A palestra foi realizada na EMEF Padre Antonius Lute, em Nova Esperança, Cariacica, durante o “Dia da Família na Escola”.

Na ocasião, estiveram presentes pais e outros familiares dos alunos que participaram de diversas atividades como corte de cabelo, assistência jurídica, exposição de trabalhos e apresentações dos alunos.

Proerd

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número de atendimentos representa 76% do total de alunos em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

Ao todo, atuam 65 instrutores militares, e para ampliar o serviço, até o mês de julho, a PMES abrirá um curso de formação para os Batalhões da Grande Vitória, para formar 36 novos instrutores. Até o final do ano 108 novos instrutores estarão formados para atender à demanda em todo o Estado.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva