25/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h44

Policial militar se aposenta e volta a dar aulas para o Proerd como voluntário

O 1º sargento da Polícia Militar Dercy Dias Gomes se aposentou em dezembro do ano passado e durante oito anos foi instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Mesmo na reserva, o militar não deixou de lado sua paixão pelo programa e na manhã desta terça-feira (26) começou a dar aulas para 167 alunos na Serra, como instrutor voluntário.

“Enquanto eu tiver vida e saúde vou continuar no programa. É uma vontade de ser útil porque a relação que eu tenho com a comunidade e com os alunos é muito grande. Tanto que só dou aulas em locais de risco. Os próprios diretores das escolas e os moradores pediram para eu voltar”, contou o sargento Dercy.

O militar retornou como instrutor do Proerd dando aulas para 62 alunos de duas turmas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Taquara, localizada no Bairro Taquara I, e para 105 estudantes de três turmas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zumbi dos Palmares, que fica no Bairro Cidade Continental.

Nesta terça-feira (26) houve a aula inaugural do curso nas duas escolas. As demais serão nas terças-feiras, das 7 às 9 horas, em Taquara, e das 7 às 9 horas, em Cidade Continental, nas quartas e quintas-feiras.

Em Taquara, será a 10ª turma formada pelo sargento, que é instrutor do Proerd desde 2002. O policial se aposentou no dia 29 de dezembro do ano passado, após 30 anos de serviço prestados à PMES.

Os alunos do 5º ano farão o curso durante 10 semanas. As aulas serão realizadas uma vez por semana e a previsão da formatura é para a semana das crianças, em outubro. No evento, os alunos recebem um certificado de conclusão do curso.

Proerd

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número de atendimentos representa 76% do total de alunos em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva