06/10/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h28

Policial Militar emagrece 18 quilos em programa de saúde do 6º Batalhão

O soldado da Polícia Militar, Odair José Moreira, 38 anos, perdeu 18 quilos em um ano e meio e conquistou quatro medalhas em corridas de rua. Em março do ano passado ele tinha 96 quilos, não praticava exercícios físicos e tinha problemas de saúde. Hoje, o policial pesa 78 quilos e corre em média 10 quilômetros quase todos os dias.

Odair é um dos 30 militares que fazem parte do Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s) do 6º Batalhão, sediado na Serra. O programa de treinamento físico foi implantado no batalhão com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos policiais militares envolvidos.

"É uma oportunidade que a Polícia Militar tem dado para melhorar a saúde dos policiais. Eu não tinha aptidão para o futebol ou para a natação, mas descobri no programa o prazer da corrida. Antes, minhas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose estavam altas. Agora, estão todas normais”, explicou o soldado Moreira, que trabalha no radiopatrulhamento da 3ª Companhia do 6º Batalhão. O policial tem 17 anos de profissão.

Entre agosto e setembro de 2011 ele participou de quatro corridas de rua completando os percursos de 16, 10 e 9 quilômetros, e recebeu as medalhas por terminar a corrida dentro do tempo previsto.

E o benefício não foi só para a saúde e o serviço do militar. A relação com a família também melhorou. “Levei para casa o que aprendi sobre alimentação. Meus filhos agora fazem natação e caminho todas as manhãs com a minha esposa. Os assuntos familiares, que antes ficavam pendentes, hoje, podem ser colocados em dia”.

A próxima corrida que o soldado participará já está marcada para o dia 27 de novembro. Serão mais 10 quilômetros.

Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s)

Em março de 2010 o programa sistematizado de treinamento físico foi implantado no 6º Batalhão, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos policiais militares envolvidos. A média alcançada foi de 11 quilos a menos, uma vitória para os policiais militares que participaram do projeto.

Para um diagnóstico preciso da tropa foram feitas avaliações física, nutricional e de aptidão física, de acordo com parâmetros internacionais de saúde. O Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s) teve início com a participação de 32 policiais.

O PRO-PM’s busca mudar os hábitos de vida do militar, promover a saúde e prevenir doenças ligadas à síndrome metabólica, como obesidade, hipertensão e diabetes. Durante todo o ano, foram feitas avaliações periódicas das medidas dos participantes como: relação cintura/ quadril, peso, altura, comparativo de dobras cutâneas e cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O projeto é desenvolvido no Parque da Cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, que disponibiliza instrutores de educação física, nutricionista e atendimento médico. Os treinamentos são desenvolvidos nas manhãs de terça e quinta-feira, com duração de aproximadamente 1h30. Durante esse período são trabalhadas qualidades físicas como: aeróbia, anaeróbia, força, equilíbrio e flexibilidade.

Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva