21/12/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h35

Policiais são homenageados durante formatura do CAS no Quartel da PM

Os 128 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2011) se formaram na noite desta quarta-feira (21) durante uma solenidade realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, que contou com a presença do vice-governador Givaldo Vieira. Durante a formatura, três sargentos que se destacaram no curso foram homenageados.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa; o comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel José Augusto Massad; o presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), juiz Sérgio Ricardo de Souza; o deputado Marcelo Santos; dentre outras autoridades civis e militares também participaram do evento.

Em seu discurso, o comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian de Oliveira, enfatizou que o CAS não é apenas uma exigência legal da Lei de Promoções. “Essa volta aos bancos escolares tem de ser compreendida como um momento importante para suas vidas profissionais, da mesma forma que o é para a corporação”, explicou o coronel aos formandos.

O comandante ressaltou também que “a Polícia Militar está inserida no mais importante programa social de governo já implantado do Espírito Santo, com foco na segurança pública. O Programa Estado Presente, que visa resgatar as comunidades carentes da perda de sua autoestima e do seu valor humano, devolvendo-lhes a confiança no governo, na sua política e nos seus objetivos sociais”.

O paraninfo da turma, coronel Anselmo Lima, transmitiu uma mensagem aos formandos: “Finda-se, com sucesso, mais um ciclo em suas vidas. Passam a ser, conforme o linguajar da caserna, sargentos aperfeiçoados, aqueles que estão habilitados a galgarem a graduação de sub tenente, e o oficialato até o posto que a carreira policial militar oportuniza aos oficiais do quadro administrativo, o posto de capitão PM. Assim, a partir de agora, um novo ciclo se inicia para cada um de vocês e a luta pela conquista de novos sonhos deve continuar”.

O vice-governador ressaltou o compromisso que o Governo tem em fortalecer a corporação e pontuou alguns investimentos realizados em 2011 para otimizar a segurança pública do Estado.

“Esses valorosos servidores fazem parte de um total de 1.500 policiais militares que realizaram cursos de formação e aperfeiçoamento este ano. Além da qualificação técnica, investimos também no aumento do efetivo e melhoria da estrutura, com o ingresso de 650 novos soldados e a abertura de uma seleção para mais 650. Também foi investido na aquisição de viaturas e equipamentos de alta tecnologia para serem utilizados na apreensão de criminosos", disse Givaldo Vieira.

O vice-governador discorreu ainda sobre o programa estruturante na área da segurança pública lançado durante o primeiro semestre do ano, o Estado Presente, um dos responsáveis pela redução no número de homicídios no Espírito Santo.

"Com a atuação firme das diversas secretarias, ao oferecerem, por meio das ações do Estado Presente, serviços de pacificação, atividades culturais e, sobretudo, práticas na área social, obtivemos uma melhoria no número de mortes no Estado, 8% a menos que em 2010. Nossa meta é perseguir a redução sustentável nas estatísticas de homicídios e demais crimes cometidos e, para isso, confiamos e contaremos com os novos sargentos, para que eles possam contribuir, com inteligência e sensatez, ao transmitir a sensação de paz aos capixabas", concluiu o vice-governador.

CAS

O curso teve duração de três meses, com carga horária de 353 horas/aula, realizadas no Centro Universo de Educação e Desenvolvimento, em Vitória. Durante este período, os alunos tiveram disciplinas de diversas áreas, como cultura e conhecimento jurídico, valorização profissional e saúde do trabalhador, funções, técnicas e procedimentos de segurança pública, entre outras.

O CAS é um pré-requisito para a promoção à graduação de subtenente, assim como aos postos de quadro de oficiais administrativos da corporação.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento