Policiais militares que integram a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) participaram de um curso sobre o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na manhã desta terça-feira (13) em Vitória.
O objetivo do curso é a capacitação, visualização e melhor aplicação dos recursos disponíveis na Diretoria, e que podem ser melhorados com o emprego das ferramentas do Geobases.
A Analista de Sistema de Informações Geográficas, Hideko Nagatani Feitoza ressaltou a importância da participação da Polícia Militar nesse curso, tendo assim a oportunidade de conhecer e ajudar a propor melhorias para essa importante ferramenta, já que ela se constitui por meio de uma rede de integração formada por todos os órgãos do Governo do Estado. “Esse é um projeto do Estado, em que cada órgão utiliza, de maneira a contribuir nas melhorias de suas atividades, inclusive com adesão de algumas prefeituras ao projeto” concluiu Hideko.
O soldado Carlos Luiz Soares, do setor de Desenvolvimento da DTIC, diz que a utilização do Geobases pela polícia, em principio, será na gestão de melhorias da rede de telefonia, implantada recentemente na corporação. “Com o Geobases temos como visualizar em quais batalhões temos instalados o Pabx, ID ou Ramal, mensurar o gasto com telefonia de cada unidade e assim comparar com outras e ainda pretendemos utilizar o sistema para desenvolver melhorias nas atividades relacionadas às antenas de transmissão e rádio comunicadores, entre outras”.
Entre os participantes do curso estavam o Diretor da DTIC, coronel Douglas Zucoloto, o tenente-coronel Ronaldo Mutz e o tenente-coronel Carlos Bariani. O Diretor da DTIC, coronel Douglas Zucoloto frisou que “essa capacitação se mostra como uma oportunidade de integrar as informações dos trabalhos e ações desenvolvidas pelas unidades da PMES e como essa ferramenta pode ser útil, como por exemplo, determinar os pontos de bloqueio em uma blitz, mapear locais de incidência de crimes entre outras formas de utilização”, concluiu o coronel.
O Geobases
O Geobases é um sistema multi-institucional, já em amplo uso no Estado, que foi constituído na modalidade de adesão, a partir da celebração do Convênio de Cooperação Mútua em 2001, integrando instituições públicas e privadas de diferentes áreas de atividades, para composição, manutenção, utilização e compatibilização das informações geoespaciais básicas do Estado.
É hoje referência no Espírito Santo como sistema de informações geoespaciais e é gerido pelo Conselho de Convenentes e por uma Unidade Central que tem o compromisso de promover a organização, o uso e a disponibilização dessas informações, difundindo a cultura de SIG no Estado até alcançar todos os seus municípios.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com