Governo do Estado do Espírito Santo
10/09/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h49

Policiais militares participam de capacitação técnica em Polícia Comunitária no Japão


Representantes de dez Estados do Brasil integram a delegação de 13 policiais militares que participam do Curso Internacional de Capacitação em Policia Comunitária - Sistema Koban, na cidade de Tóquio, no Japão. A PMES está representada pelo tenente coronel Jailson Miranda, coordenador estadual de Polícia Interativa e, vencedor de dois prêmios nacionais de Polícia Comunitária e Segurança Pública com Cidadania.

Além do Espírito Santo, participam do curso policiais militares de Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás. A ação faz parte de um acordo de cooperação Brasil-Japão, que envolve parceiros institucionais como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Polícia Militar de São Paulo, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério das Relações Exteriores e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Várias atividades estão previstas no cronograma do curso que tem duração de duas semanas, com 40 horas-aula, dentre elas, visitas às Bases Koban e Chuzai-Sho, que são as estruturas físicas de apoio policial onde são desenvolvidos os trabalhos baseados na filosofia de Policia Comunitária.

Estruturas similares às Bases Koban, como a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, Base Comunitária de Segurança (BCS) da Bahia e Alagoas, e o Posto Comunitário de Segurança (PCS) do Distrito Federal são resultados dos estudos deste acordo de cooperação, que desde 2008 proporciona aos policiais militares brasileiros a oportunidade de conhecer o modelo do emprego da filosofia de Policia Comunitária no Japão.

Durante o curso, o tenente coronel Jailson Miranda e os demais policiais estiveram na sede da Polícia Nacional do Japão e da Polícia Metropolitana de Tókio. “Tive o privilégio de falar pela delegação brasileira, e fiz a exposição da evolução da Polícia Comunitária no Brasil. Salientei a importância do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão, além do conhecimento do sistema Koban e do intercâmbio. Cada oficial dos Estados representados explanaram a respeito da gestão e prática da relação da polícia com a comunidade, e os resultados alcançados”, disse o tenente coronel Miranda.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard