Blocos de Carnaval que solicitaram com antecedência o apoio da Polícia Militar poderão curtir a folia com mais segurança. Na Grande Vitória, o planejamento policial para os blocos já está sendo definido. Os organizadores da folia, no entanto, terão que assinar um termo de ajustamento de conduta para que o patrulhamento seja realizado nas imediações do evento com a autorização de órgãos municipais.
“Para oferecer segurança no percurso dos foliões, pedimos aos organizadores dos blocos mais integração com o município. Precisamos de apoio para realizarmos nossas ações. Agentes de trânsito para sinalizar e apontar o trajeto a ser percorrido, segurança particular, atendimento pré-hospitalar com a presença de ambulâncias e a instalação de banheiros químicos são alguns requisitos para que o evento aconteça. Também orientamos os dirigentes sobre a proibição da venda de bebida alcoólica para menores”, disse o subcomandante do 4º Batalhão, em Vila Velha, major Rogério Fernandes.
O objetivo da Polícia Militar é garantir a ordem e a segurança dos foliões nas imediações dos eventos. As orientações para os organizadores dos blocos valem também para o som alto. Em Vila Velha, a música não poderá ultrapassar 100 decibéis e a folia tem hora certa para terminar, não podendo passar da meia noite.
No município da Serra, a Polícia Militar também planeja as ações policiais de forma integrada com o município. De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra, Flávio Serri, regras estão sendo definidas juntamente com a PM e os organizadores dos blocos para garantir a segurança dos foliões.
“O Município tem feito reuniões com a liga de carnaval da cidade periodicamente. Temos uma forte preocupação com os índices de violência na cidade e, por isso, faremos um trabalho integrado com o 6º Batalhão da Polícia Militar para garantir a segurança das pessoas que participarão do Carnaval de Rua. Para isso, já estamos formalizando e concluindo normas para o termo de conduta que deverá ser seguido pelos organizadores”, disse.
“Na próxima semana vamos nos reunir com todos os dirigentes de blocos da Serra para a assinatura do termo de ajustamento de conduta. Todo esse planejamento integrado entre o Município e a Polícia Militar tem como objetivo propiciar um Carnaval organizado e mais seguro para os moradores e visitantes da Serra”, disse o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Nylton Rodrigues.
O policiamento também será direcionado para os blocos que sairão nas ruas de Cariacica e Vitória, bem como em demais municípios do Estado. Policiais das unidades operacionais e do setor administrativo serão escalados para patrulhar as áreas, sem comprometer o policiamento em demais regiões.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com