Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h30

Polícia Militar tem seis projetos semifinalistas no Prêmio Inoves 2011

A Polícia Militar tem seis projetos semifinalistas do Prêmio Inoves 2011. Os escolhidos são: Patrulha Escolar, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu); Patrulhamento Rural em Locais de Difícil Acesso, Território de Paz; “Impressão de laudos e exames laboratoriais via internet”, Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta); e o projeto "E Minha Mãe Terá Sabor de Leite", do Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar.

Os projetos

A Patrulha Escolar desenvolve ações preventivas dentro das escolas estaduais desde 2010, com palestras, reuniões com pais e conselho escolar, além de fazer contato junto ao conselho tutelar, em determinados casos. Todas as ações são planejadas com a ajuda da comunidade escolar, da Sedu e dos pais de alunos da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O Patrulhamento Rural em Locais de Difícil Acesso é desenvolvido desde dezembro de 2010 pela 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Sul do Estado. Segundo o comandante da 2ª Companhia Independente, major Carlos Bariani, “o objetivo é evitar crimes, agindo diretamente com a comunidade e recebendo denúncias”. Além de fazer preventivos em estabelecimentos escolares e comerciais, os militares também ministram palestras e atuam, em último caso, de forma repressiva.

O Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta) é desenvolvido no Hospital da Polícia Militar desde 1995. Só em 2010, o programa atendeu a 3.989 pessoas. Ele é formado por profissionais qualificados em diversas áreas, que atuam na prevenção e oferta de tratamento gratuito ao dependente químico, visando sua reintegração à família e à sociedade, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida. O programa também realiza consulta de orientação e palestras informativas.

O projeto Territórios de Paz, fundamentado na filosofia de policiamento interativo, começou a ser desenvolvido no Espírito Santo no início de 2010 e envolve parcerias com o Ministério da Justiça, prefeituras municipais, órgãos e instituições públicas, além das comunidades e representantes da sociedade civil organizada. O projeto foi aplicado em cinco áreas da Região Metropolitana da Grande Vitória, que apresentavam altos índices de violência. Em um ano de atuação, houve redução de até 65% no número de homicídios.

Inaugurado em 10 de julho de 1989, o Banco de Leite Humano, do Hospital da Polícia Militar (HPM), continua sendo referência no estímulo ao aleitamento materno e em arrecadação de doações do leite materno. O projeto E Minha Mãe Terá Sabor de Leite promove anualmente quatro edições de cursos gratuitos para gestantes, que informam sobre aleitamento materno, cuidados com a mama, pré-natal, vacinas, parto, banhos, uso de fraldas e ultrassonografia, entre outros. As gestantes também recebem esclarecimentos e orientações teóricas e práticas sobre as modificações que o organismo feminino sofre durante a gestação.

Também do HPM o projeto “Impressão de laudos e exames laboratoriais via internet” é desenvolvido desde julho de 2009 pelo Centro Farmacêutico Bioquímico. O principal benefício é não precisar retornar ao HPM para receber os resultados o que também gera economia tanto para os pacientes como para a administração do hospital. De abril a outubro de 2011 2.749 pessoas foram beneficiadas.

A lista completa dos classificados foi divulgada na última quarta-feira (16). Dos 228 trabalhos inscritos, 134 avançaram à última etapa da premiação. Os finalistas e os vencedores serão conhecidos na noite de premiação, no dia 1º de dezembro, durante cerimônia no Centro de Convenções de Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard