17/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h30

Polícia Militar tem seis projetos semifinalistas no Prêmio Inoves 2011

A Polícia Militar tem seis projetos semifinalistas do Prêmio Inoves 2011. Os escolhidos são: Patrulha Escolar, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu); Patrulhamento Rural em Locais de Difícil Acesso, Território de Paz; “Impressão de laudos e exames laboratoriais via internet”, Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta); e o projeto "E Minha Mãe Terá Sabor de Leite", do Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar.

Os projetos

A Patrulha Escolar desenvolve ações preventivas dentro das escolas estaduais desde 2010, com palestras, reuniões com pais e conselho escolar, além de fazer contato junto ao conselho tutelar, em determinados casos. Todas as ações são planejadas com a ajuda da comunidade escolar, da Sedu e dos pais de alunos da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O Patrulhamento Rural em Locais de Difícil Acesso é desenvolvido desde dezembro de 2010 pela 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Sul do Estado. Segundo o comandante da 2ª Companhia Independente, major Carlos Bariani, “o objetivo é evitar crimes, agindo diretamente com a comunidade e recebendo denúncias”. Além de fazer preventivos em estabelecimentos escolares e comerciais, os militares também ministram palestras e atuam, em último caso, de forma repressiva.

O Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta) é desenvolvido no Hospital da Polícia Militar desde 1995. Só em 2010, o programa atendeu a 3.989 pessoas. Ele é formado por profissionais qualificados em diversas áreas, que atuam na prevenção e oferta de tratamento gratuito ao dependente químico, visando sua reintegração à família e à sociedade, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida. O programa também realiza consulta de orientação e palestras informativas.

O projeto Territórios de Paz, fundamentado na filosofia de policiamento interativo, começou a ser desenvolvido no Espírito Santo no início de 2010 e envolve parcerias com o Ministério da Justiça, prefeituras municipais, órgãos e instituições públicas, além das comunidades e representantes da sociedade civil organizada. O projeto foi aplicado em cinco áreas da Região Metropolitana da Grande Vitória, que apresentavam altos índices de violência. Em um ano de atuação, houve redução de até 65% no número de homicídios.

Inaugurado em 10 de julho de 1989, o Banco de Leite Humano, do Hospital da Polícia Militar (HPM), continua sendo referência no estímulo ao aleitamento materno e em arrecadação de doações do leite materno. O projeto E Minha Mãe Terá Sabor de Leite promove anualmente quatro edições de cursos gratuitos para gestantes, que informam sobre aleitamento materno, cuidados com a mama, pré-natal, vacinas, parto, banhos, uso de fraldas e ultrassonografia, entre outros. As gestantes também recebem esclarecimentos e orientações teóricas e práticas sobre as modificações que o organismo feminino sofre durante a gestação.

Também do HPM o projeto “Impressão de laudos e exames laboratoriais via internet” é desenvolvido desde julho de 2009 pelo Centro Farmacêutico Bioquímico. O principal benefício é não precisar retornar ao HPM para receber os resultados o que também gera economia tanto para os pacientes como para a administração do hospital. De abril a outubro de 2011 2.749 pessoas foram beneficiadas.

A lista completa dos classificados foi divulgada na última quarta-feira (16). Dos 228 trabalhos inscritos, 134 avançaram à última etapa da premiação. Os finalistas e os vencedores serão conhecidos na noite de premiação, no dia 1º de dezembro, durante cerimônia no Centro de Convenções de Vitória.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento