O mais alto posto da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) foi ocupado na noite desta sexta-feira (17) por um novo oficial. A cerimônia de passagem de comando marcou a entrada do coronel Edmilson dos Santos no comando geral da Corporação. Edmilson substitui o coronel Ronalt Willian de Oliveira que permaneceu no cargo por cerca de um ano e meio.
A Banda de Música da PMES conduziu a solenidade com o hino nacional brasileiro e marchas militares. Representantes de todas as unidades operacionais da Corporação estiveram no evento que também foi prestigiado pelo governador do Espírito Santo Renato Casagrande.
Durante o evento, o governador ressaltou os investimentos na área da segurança e o desafio do novo comando em apresentar resultados para a população capixaba na redução da criminalidade.
“O Governo do Estado acompanhou todo o investimento traçado na área da segurança nos últimos dois anos. Investimentos em tecnologia, infraestrutura, formação de novos policiais e planejamento de ações integradas entre as polícias Militar e Civil. Ações que visam um relacionamento mais estreito com a população capixaba que quer resultados. Não há trabalho que se sustente se não tivermos resultados em nossas ações. A tarefa é desafiadora para o novo comandante da PMES que tem a função de liderar toda a tropa para um objetivo claro que é o de proporcionar mais segurança para a população capixaba”, disse o governador.
Coronel Edmilson dos Santos assume o posto de comandante geral da PMES antes ocupado pelo coronel Ronalt Willian de Oliveira, que irá assumir uma assessoria especial na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), ligada diretamente ao secretário André Garcia. Durante o evento, o coronel destacou o compromisso com a segurança pública do Estado.
“Durante todo esse tempo na função de comandante geral sempre fui respaldado pela legalidade. Cumpri rigorosamente as ordens a que fui subordinado, com disciplina, dedicação e comprometimento institucional para promover a segurança da comunidade. Minha sensação é de dever cumprido”, enfatizou Ronalt Willian.
Plano de Comando
Mais planejamento policial, ações de Inteligência, valorização do policial militar com treinamento e qualificação e aproximação com as comunidades. Essas são medidas que fazem parte do plano de comando do coronel Edmilson dos Santos. O trabalho faz parte das ações previstas no programa Estado Presente, do Governo Capixaba, para prevenir e reduzir a criminalidade.
“Nossa meta é a implementação de ações que gerem resultados. Só com planejamento policial atrelado ao Serviço de Inteligência poderemos buscar resultados mais concretos. O objetivo é aumentar a presença policial nas ruas com operações de abordagens para oferecer mais segurança para a população, conforme prevê o programa Estado Presente”, destacou o coronel.
Atividades voltadas para áreas consideradas de vulnerabilidade social também terão atenção do novo comando, como prevê o programa Estado Presente, que visa reduzir os índices de violência nessas regiões.
Um passo importante para reformular o policiamento em diversos bairros, será aproximar ainda mais os comandos dos batalhões das comunidades. “Precisamos da participação popular para aplicarmos o policiamento de acordo com a necessidade daquela região. Estaremos abertos a ouvir e com a participação mais efetiva da comunidade faremos um policiamento mais otimizado para aumentar a sensação de segurança da população”, disse o comandante.
A meta do atual comando será investir em treinamento dos militares para prestação de um serviço policial de qualidade. “Além de qualificarmos nossos militares, o policial que recebe o treinamento contínuo sente-se mais valorizado e a resposta que ele dará à sociedade em situações de socorro será infinitamente melhor”, ressalta.
Para assumir, o comandante conta com o apoio da tropa para prestar um serviço de segurança pública com excelência para a sociedade e reduzir os índices de violência.
“Conto com o empenho e esforço dos companheiros de farda para realizar esse trabalho. Somente com a soma de esforços poderemos oferecer a segurança que a população precisa. A interatividade da população com a polícia também é essencial nesse trabalho. Vamos atuar com ações voltadas para áreas de vulnerabilidade social para reduzir os índices de violência”, conclui Edmilson.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel João Henrique de Castro Cunha
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: comu