Governo do Estado do Espírito Santo
17/02/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h50

Polícia Militar restabelece a ordem no Norte do Estado

A ação do Regimento de Polícia Montada (RPMont) foi essencial para restabelecer a ordem pública no município de Conceição da Barra, Norte do Estado, durante os últimos dias do Carnaval 2013. Tudo aconteceu na madrugada do último sábado (16) após uma troca de tiros entre homens que acompanhavam um trio elétrico.

O tumulto ocorreu por volta das 02h da madrugada e resultou em diversos disparos de arma de fogo entre grupos rivais. A confusão só teve fim depois da intervenção da cavalaria da Polícia Militar que conseguiu prender três homens e apreender três armas de fogo utilizadas no crime.

De acordo com os militares que participaram da ação, foi fácil identificar os criminosos em meio à multidão, pois os cavalos possibilitam que o PM possa ver melhor. "Ouvimos os disparos de arma de fogo e conseguimos identificar os criminosos no meio da multidão. Assim, ficou mais fácil fazer um cerco com a ajuda da força dos cavalos e prender os criminosos", destacou o subtenente José Frassi.

Também em Conceição da Barra, militares da cavalaria da PM conseguiram conter uma onda de assaltos que aterrorizava os moradores e turistas que passavam as férias no balneário. Na segunda-feira (04) deste mês, cinco pessoas foram presas e reconhecidas pelas vítimas de vários crimes registrados na polícia. Na ocasião, os militares recuperaram celulares, joias, calçados e apreenderam uma arma de fogo utilizada nos crimes.

Durante a Operação Verão 2013 a cavalaria da PM manteve policiamento contínuo nos balneários de Piúma, Guarapari, Guriri e Conceição da Barra para proporcionar mais segurança aos turistas que visitavam o Estado. Diariamente foram empregados 30 militares, além dos policiais que realizam o policiamento montado na Grande Vitória.

Para o comandante do RPMont. tenente-coronel Márcio Eugênio Sartório, o policiamento montado é uma ótima opção utilizada pela Polícia Militar para atuar em locais com grande aglomeração de pessoas. "A versatilidade do policial a cavalo permite que ele atue preventivamente para inibir vários tipos de crimes na região onde atua, como também pode ser utilizado para restabelecer a ordem pública, pois conta com a força e coragem do cavalo", destacou o comandante.



Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard