A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), vem conseguindo reduzir os índices de acidente de trânsito, mesmo com o aumento da frota de veículos que vem ocorrendo ano a ano dentro do nosso Estado, e, principalmente dentro da Região Metropolitana da Grande Vitória.
O total de acidentes sem vitimas ocorridos na Grande Vitória de janeiro a maio de 2012 foi de 7.114. Já em 2013 esse número foi de 6.783. Logo, foi observado um decréscimo de 4,5 pontos percentuais. Já os acidentes com vitimas no mesmo período foi de 2.365 em 2012 e de 2362 em 2013. Também foi possível observar uma redução nos índices desse tipo de acidente.
Dentro de uma análise dos acidentes com vitimas fatais foi possível observar uma redução de mais de quatro por cento de 2012 para 2013. Essa redução é uma das mais importantes, pois visa a vida humana. Como bem sabemos as vidas que são ceifadas de forma absurda em nossas estradas precisam ser contingenciadas, sob pena de perdermos o controle sobre os condutores de veículo automotor.
Para que isso não aconteça, o BPTran tem trabalhado de forma diuturna na realização de operações que possam identificar os condutores que insistem em conduzir seus veículos de forma negligente, causando risco a própria vida e a de terceiros. Dentre as blitz realizadas pelo batalhão de trânsito, uma das mais importantes, e que já vem sendo realizada de forma perene desde o ano de 2004, são as operações que inibem o consumo de álcool aliado a direção de veículo automotor. Essas operações são importantes e vem dando um retorno positivo à sociedade, pois retiram das vias públicas condutores com grande potencial de provocar um acidente.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: