Policiais Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foram acionados para fazer o recolhimento de dois animais que aparentavam estar debilitados, nesta segunda-feira (07), em bairros de Vila Velha. Foi recolhido um macaco sagui que aparentava estar doente e uma coruja.
O macaco sagui foi recolhido na área verde da Praia da Costa e, por conta de sua aparência debilitada, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para uma avaliação mais detalhada por profissionais habilitados. A principal suspeita é a de que os saguis estão contraindo herpes bucal por meio da saliva de seres humanos contaminados. O contágio da doença pode ocorrer por um alimento, mordido por pessoas com herpes labial, e que frequentemente oferecem comida a esses animais. O herpes infecta o sistema neurológico dos macacos, causando prostração, perda de equilíbrio, apatia e morte.
Na mesma data, outra equipe do BPMA esteve no Bairro Cavalieri, onde um adolescente de 16 anos acionou os policiais por ter encontrado uma coruja em seu quintal, por muito tempo parada em um galho de uma árvore, sem esboçar movimento ou intenção de voar. Com alguma dificuldade, sendo necessário o corte de um dos galhos da árvore, a coruja foi recolhida sendo encontrada uma linha de pipa enrolada em uma de suas asas impedindo a mesma de voar.
Com uma tesoura adequada, os policiais retiraram a linha, e por não ter sido constatado nenhum corte ou asa quebrada, a mesma foi solta no parque de Jacaranema em Vila Velha, por ser um animal asselvajado e ter plenas condições de voo. Ao final da ocorrência, os policiais agradeceram e parabenizaram ao jovem pela iniciativa, a qual resultou na preservação do animal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com