Agentes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) realizaram, na tarde deste sábado (06), uma operação conjunta para apurar denúncias sobre a atuação de caçadores na região do entorno do Parque Nacional do Caparaó, no município de Ibitirama. Um quati e dois pássaros foram recolhidos e uma arma foi apreendida.
As equipes estiveram em uma propriedade na localidade de Pedra Roxa, onde foi encontrado um quati preso, além de dois pássaros da fauna silvestre sem o registro no órgão ambiental competente e um casco de tatu recentemente abatido. O quati foi recolhido e avaliado por uma veterinária do ICMBio, onde o animal que estava saudável, ficou. Os pássaros, dois trinca-ferros, dois coleiros e o casco de tatu ficaram sob a responsabilidade dos militares do BPMA para serem encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ibitirama.
Em seguida, as equipes estiveram em outra propriedade da região, onde foi encontrada uma espingarda carregada, pólvora, chumbo, armadilha para caça, sete pios para apanhar pássaros e dois pássaros da fauna silvestre sem o registro do órgão ambiental competente. O homem foi detido e, juntamente com todo o material apreendido, encaminhado para o DPJ de Alegre para prestar esclarecimentos.
O BPMA orienta que as denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone (28) 3553-2042 ou pelo e-mail: cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: