O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou fiscalizações nos municípios da Serra e São Mateus na sexta-feira (11) e domingo (13). Foram constatados aterro em Área de Preservação Permanente (APP) e pesca no período de defeso. O BPMA realizou a doação de pescado a instituições filantrópicas.
Na sexta-feira (11), após denúncias informando que pessoas estariam pescando no período de defeso, no Rio Reis Magos, em Nova Almeida, localizado no município da Serra, agentes do BPMA foram ao local onde flagraram duas pessoas a bordo de uma canoa pescando com duas tarrafas. No momento da abordagem foi constatado que os pescadores não estavam em posse de nenhum pescado.
Um jovem de 23 anos e um homem de 32 anos informaram aos policiais que são pescadores profissionais, apesar de não apresentarem nenhuma documentação que comprovasse e ainda alegaram desconhecer a proibição de pesca neste período. As tarrafas foram apreendidas e o boletim de ocorrência ambiental foi registrado, enquanto os cidadãos serão intimados a prestar esclarecimentos.
Ainda na sexta-feira (11), no município de São Mateus, os policiais do BPMA receberam uma denúncia anônima informando a existência de uma obra de aterro em APP, às margens do Córrego Pedra D'agua, na localidade de Pedra D'água. Foi constatado que a obra não possuía licenciamento ambiental. O responsável pelo empreendimento foi identificado como um homem de 52 anos e registrado um Termo Circunstanciado Ambiental (TCA).
Ainda em São Mateus, na sexta-feira (11) militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram a doação de pescados diversos, totalizando 75,7 Kg de peixes apreendidos em período de defeso nos últimos dias. A doação foi realizada para instituições filantrópicas cadastradas junto a Polícia Militar Ambiental sendo elas: Centro de Apoio Tia Ana e Sociedade Santa Rita de Cássia também conhecida por Lar dos Velhinhos em São Mateus. A Polícia Militar Ambiental realiza doações de pescados sempre que ocorrem apreensões em virtude do período de defeso, ou quando capturados de forma irregular.
Já no domingo (13), uma equipe da 3° Companhia de Polícia Militar Ambiental realizou mais uma fiscalização preventiva embarcada, no Rio Cricaré, desta vez vistoriando também áreas de manguezal na localidade de Barra Nova município de São Mateus. Na fiscalização, foram apreendidos 110 metros de redes de pesca que estavam armadas no leito do rio e 180 redinhas para cata de caranguejo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com