O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta terça-feira (31) e para lembrar a importância da data, a Polícia Militar realiza um evento com atividades educativas no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória.
O encontro acontece das 9 às 11 horas, com público estimado de 150 pessoas. Durante a programação, será abordado o tema “Os malefícios do Tabaco¨ com atividades no auditório e na clínica pediátrica.
Também serão feitas dinâmicas com psicodrama, medição de pressão arterial e monóxido de carbono, sorteio de brindes e distribuição de panfletos educativos.
O evento será aberto a pacientes dos Programas de Educação, Controle e Assistência em Diabetes, Hipertensão e Tabagismo, funcionários do HPM, do Hospital São Lucas, policiais militares, alunos da Univix, pacientes com os acompanhantes da clínica pediátrica e moradores do bairro Bento Ferreira.
PROERD
No mesmo dia, 20 alunos do Colégio Pio XII, que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Vila Velha, farão um trabalho de conscientização entregando panfletos no Terminal Rodoviário do Transcol, no Centro do município.
A intenção é convidar as pessoas a ficarem ao menos um dia sem fumar com o slogan "Um dia sem cigarro, um dia a mais de vida". O trabalho será coordenado pelo soldado Ronaldo Duarte, instrutor do Proerd do 4º Batalhão.
A atividade, que também será acompanhada pela pedagoga da escola, começa às 09h30 e termina às 11 horas. “Os alunos utilizarão o aprendizado em sala de aula nas abordagens, falarão dos males e riscos do cigarro (nicotina e tabaco) para nosso organismo”, explicou o soldado Duarte.
Ao final da atividade, os alunos retornam para a escola, onde farão uma avaliação do trabalho desenvolvido no Terminal e trocarão experiências, firmando o aprendizado do Proerd.
Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.
No Brasil, desde 1989 a data é celebrada sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde (MS), em parceria com as 27 coordenações estaduais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco, que orientam seus respectivos municípios.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do hábito de fumar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224.5613 – 9961-0211 – 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br