Governo do Estado do Espírito Santo
03/02/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h28

Polícia Militar realiza blitze educativa para orientar foliões


Na semana que antecede o Carnaval, policiais militares do 4º Batalhão, em Vila Velha, planejaram uma ação de policiamento diferente. Durante o patrulhamento a pé, militares irão realizar blitze educativas para orientar as pessoas a terem um carnaval mais seguro. As ações terão início nesta terça-feira (05) na Praia da Costa.

A população irá receber panfletos com dicas de segurança que orientam os foliões sobre não beber e dirigir, não ostentar objetos de valor, ter sempre um documento de identidade e carteira do plano de saúde, além de cuidados com as crianças durante a folia.

“São dicas simples que podem evitar ocorrências graves. Nosso objetivo é orientar as pessoas para que elas aproveitem um carnaval seguro e que sempre acione a Polícia Militar em caso de ocorrências”, disse o subcomandante do 4º Batalhão, major Rogério Fernandes.

Alertas para não reagir em casos de assaltos e acionar a Polícia Militar pelo 190 estão entre as dicas para os foliões. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) produziu cerca de 100 mil panfletos com orientações para quem irá aproveitar a diversão em blocos de carnaval, trios elétricos e shows musicais.

O material, desenvolvido pela Polícia Militar, será entregue em toda a área do 4º Batalhão, em Vila Velha, bem como pelas unidades operacionais da Corporação em todo o Estado.

Confira as dicas:

Ao sair de casa:

- Se pretende beber, não dirija. Vá de táxi, transporte público ou pegue carona com um amigo;
- Vá para a folia sem relógio, anéis, brincos, pulseiras ou corrente de ouro;
- Deixe talões de cheque, cartões de crédito e débito em casa. Leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar;
- Tenha no bolso um documento original com foto e a carteira do plano de saúde;
- Não leve arma de fogo ou branca, mesmo que tenha autorização legal.

Durante a folia:

- Procure andar por locais movimentados e iluminados;
- Se precisar de informação, procure um posto da polícia ou guarda municipal;
- Recuse o convite de estranhos para ir a supostos locais de diversão;
- Caso seja vítima de furto, roubo ou agressão, NÃO REAJA.
- Peça ajuda a um policial militar ou ligue 190.

Cuidado com crianças:
- Se for acompanhado de crianças, identifique-as com pulseiras ou crachá plastificado, contendo nome e telefone;
- Durante a folia, não as perca de vista;
- Se encontrar uma criança perdida, chame imediatamente um policial ou guarda municipal ou ligue para o 190.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard