Policiais militares prenderam na noite dessa quarta-feira (05) o criminoso mais procurado do Estado. A prisão aconteceu no Bairro Forte São João, em Vitória, após uma denúncia anônima recebida pela 1ª Companhia do 1º Batalhão.
Silvano da Luz Souza, conhecido como “Quininha”, de 28 anos, figurava no topo da lista dos dez foragidos da Justiça mais procurados no Espírito Santo. Ele é considerado um dos líderes do tráfico de drogas nos bairros Romão e Forte São João, com influência em Bela Vista e Inhanguetá, todos no município de Vitória. Também é acusado de cometer diversos homicídios nessas regiões.
A prisão de Quininha aconteceu por volta das 21 horas após uma denúncia anônima. “Assim que recebemos a informação do paradeiro dele, intensificamos o patrulhamento na área e conseguimos localizá-lo na casa de familiares. Dessa forma, realizamos a prisão do criminoso mais procurado do Estado”, disse o subcomandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão, Subtenente Marcelo Zimermann.
Com ele os militares apreenderam uma pistola calibre 380, dois carregadores de pistola calibre 380, 37 munições do mesmo calibre e uma cartela contendo várias munições.
Criminosos procurados
Há duas semanas, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou nova lista dos 10 criminosos mais procurados do Estado, após um levantamento do serviço de inteligência do órgão, juntamente com as polícias Civil e Militar. No início do ano, também foi divulgada a identidade de 10 bandidos que cometeram diversos crimes na Grande Vitória. Desses, oito foram presos, um morreu e outro ainda encontra-se foragido.
Esse resultado se deu através de um trabalho conjunto das polícias e da população por meio do Disque-Denúncia (181). As prisões são fruto do empenho do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento das metas do Programa Estado Presente, que visa retirar criminosos contumazes das ruas e restabelecer a paz social nas comunidades.
Após a prisão de “Quininha”, as polícias ainda procuram Rafik Gomes Victor, de 21 anos, envolvido com o tráfico de drogas nos bairros Piedade e Fonte Grande, com ramificações na Ilha do Príncipe e Gurigica. Em seu desfavor há mandado de prisão por homicídio. Rafik é bastante conhecido pelos traficantes do Morro do Jaburu.
No município de Vila Velha, Josmar Santos Araújo, o ‘Jojô’, e Gleydson Gasparini Guterres, o ‘Ninil’, de 20 anos, estão na mira da Polícia. Josmar está envolvido com o tráfico de drogas nos bairros Ilha da Conceição, Santa Rita, Primeiro de Maio e Ilha das Flores. Contra ele há mandado de prisão em aberto por homicídio, além de outro, de prisão temporária decretada, também pelo crime de homicídio.
Já Gleydson, atua no tráfico de drogas na região de Vila Batista e Paul e em seu desfavor há mandado de prisão por homicídio e de prisão temporária decretada pelo mesmo crime.
Na Serra, o traficante Wesley Sales Bastos, de 33 anos, aparece na lista dos procurados. Conhecido com ‘Chocolate’ ou ‘Índio’, ele atua na região de Nova Almeida e Jacaraípe, onde já cometeu diversos homicídios. Wesley agora também está controlando o tráfico em Praia Grande, Fundão, e em Santa Martha, em São Cristóvão e Joana D’Arc, em Vitória. Em seu desfavor constam dois mandados de prisão por homicídio.
Outro traficante que também atua em Nova Almeida e Jacaraípe, na Serra, é Igor Ferreira dos Santos, de 31 anos. Ele é envolvido na morte de um agente penitenciário ocorrido em 2006. Igor também é conhecido em Praia Grande, no município de Fundão, e na região da Grande São Pedro, em Vitória. Em seu desfavor há dois mandados de prisão por homicídio e um mandado de prisão por tráfico de drogas.
As policiais civil e militar também realizam frequentemente ações nos municípios de Cariacica e Viana. Lá, alguns traficantes estão na lista de criminosos com mandados de prisão em aberto. Acusado de controlar o tráfico de entorpecentes nos bairros Marcílio de Noronha e Industrial, em Viana, e em vários bairros de Cariacica, Itamar Martins Falcão, de 31 anos, tem em seu desfavor dois mandados de prisão pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha.
Já Maurício de Jesus Camargo, vulgo ‘Mauricinho’ ou ‘Zorro’, de 31 anos, é conhecido por roubar diversos bancos nos municípios de Viana, Cariacica e Vila Velha. Ele é fugitivo da Penitenciária Estadual de Vila Velha II, desde novembro de 2011, e possui três mandados de prisão, sendo dois por roubo e um por formação de quadrilha.
Outro procurado de Cariacica é Edinei Marques Gregório, o ‘Dinei’, de 31 anos. Ele é envolvido em crimes de homicídio e roubo e atua na região de Flexal e Vila Prudêncio. Em seu desfavor consta mandado de prisão por homicídio. Também é fugitivo da Casa de Custódia de Viana desde janeiro de 2010. E Ledson Moura da Silva, o ‘Ledinho’, 28 anos, também atua na região de Flexal e possui dois mandados de prisão por homicídio.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3