Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h52

Polícia Militar participa de treinamento prático com arma menos letal

Policiais militares participam nesta sexta-feira (09) do treinamento prático com equipamentos menos letal. O curso faz parte do Programa “Crack, é Possível Vencer”, uma parceria entre o Governo do Estado com o Governo Federal e municípios. Também participam do treinamento Policiais Civis, Guardas Municipais e Bombeiros Militares. O curso será aplicado na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória, das 7 às 12 horas.

No mês passado, 51 policiais também concluíram a instrução que auxilia o atendimento de ocorrências em que a arma de fogo não precisa ser utilizada. “Nossa expectativa é capacitar os profissionais da segurança pública para o uso de armas menos letais como sprays de pimenta, gás lacrimogênio, arma elétrica, entre outros. Os agentes de segurança poderão decidir no momento da ocorrência qual o melhor armamento a ser utilizado, sempre com o objetivo da preservação da vida”, disse o tenente-coronel, Jailson Miranda, da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa da Polícia Militar.

Lançado em dezembro de 2011, o programa “Crack é possível Vencer” abrange um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, bem como o tráfico e as organizações criminosas, ampliando as atividades de prevenção.

Ao final da capacitação, os participantes do treinamento atuarão inicialmente na região da Vila Rubim, Ilha do Príncipe e Santo Antônio, em Vitória, locais indicados para a intervenção pública inicial. Os equipamentos utilizados no curso, 100 pistolas incapacitantes de condutividade elétrica (Spark) e os 150 espargidores de gel e espuma de pimenta, serão empregados pelos policiais atuantes na região, agora capacitados pelo Programa Crack, é Possível Vencer.

Ao final do treinamento prático, os alunos receberão o certificado de participação de conclusão de curso às 16h, no auditório da Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano, localizado no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Maruípe,Vitória.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard