Governo do Estado do Espírito Santo
22/09/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h30

Polícia Militar participa de eventos ambiental em Santa Teresa e Ibatiba


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) está engajado em todo o Estado nas atividades de educação ambiental. Nesta sexta-feira (20), esteve presente em eventos importantes nos municípios de Santa Teresa e Ibatiba.

No centro da cidade de Santa Teresa, os policiais montaram um estande onde realizaram uma exposição com animais taxidermizados nativos da Mata Atlântica, fotografias das ações desenvolvidas pela unidade especializada em todo o Espírito Santo, bem como dos instrumentos utilizados no cotidiano para contenção e manejo de animais silvestres.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se deu em comemoração ao dia da árvore, oficialmente comemorado no dia 21/09, e contou com a participação de aproximadamente 380 crianças e adolescentes estudantes da rede de ensino do município com idades entre 06 e 14 anos. A exposição de exemplares da fauna silvestre teve a finalidade de sensibilizar os participantes, ressaltando a importância de se preservar os remanescentes florestais que abrigam centenas de espécies animais e florestais, mas que ao longo dos anos veem sofrendo com a drástica intervenção humana e a consequente extinção de vários desses exemplares, gerando perdas irreparáveis ao meio ambiente.

Durante o evento, os alunos conheceram o trabalho desenvolvido pelo BPMA, a abrangência das competências da unidade, e foram levados a uma reflexão acerca da relação e interação do homem com o meio ambiente onde vive, se desenvolve, e retira sua subsistência.

Para a Seção de Comunicação Social do BPMA, ações como essa são de fundamental importância para o cumprimento dos objetivos institucionais, principalmente pelo poder transformador da educação sobre o ser humano, que oportuniza as pessoas um contato próximo com o universo da preservação e conservação ambiental, e as torna agentes participativos e integrantes desses processos.

Já no sul do Estado, a 4ª Companhia Ambiental participou da I Feira Verde realizada na Praça David Gomes, no centro do município de Ibatiba, também com um estande de animais taxidermizados, banners e folders educativos, trazendo à consciência pública a importância da preservação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica, que é habitat de diversos animais da fauna brasileira.

Durante a feira foram discutidas questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como lixo, saneamento, importância da educação ambiental, destinação das pilhas e baterias, limpeza de calhas e rios, novo código florestal e o programa Reflorestar.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trouxe uma proposta de conscientização da comunidade através de concurso cultural entre as escolas da região, envolvendo os alunos em trabalhos manuais de reciclagem de garrafas pet, caixas de leite, caixas de madeira, construção de horta com adubação orgânica, recolhimento de pilhas e baterias e passeio ecológico enfatizando a importância da limpeza de rios e córregos para a manutenção dos ciclos biológicos naturais.

O município de Ibatiba é um dos atendidos prioritariamente pela 4ª Companhia Ambiental, que atua em parceria com os poderes constituídos e rotineiramente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard