Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h51

Polícia Militar participa de curso de ‘Choque Montado’ em Portugal

Capacitar militares para as ações de controle de distúrbios civis com o emprego de equinos é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a realização dos jogos da Copa 2014. Pensando nisso, um representante do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) esteve na Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana de Portugal no mês de outubro para participar da capacitação.

Apesar do Espírito Santo não ser sede dos jogos da Copa 2014, existe a possibilidade do Estado receber equipes internacionais devido à proximidade com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além desse cenário, muitos eventos com grande aglomeração de pessoas são constantes na Região Metropolitana e em cidades do interior que exigem o constante aperfeiçoamento profissional da Polícia Militar.

De acordo com o capitão Sidney Celante, do RPMont, muitos ensinamentos podem ser aproveitados pela PMES para melhorar a atuação nas ações de Choque Montado desenvolvidas para restabelecer a ordem pública em situações de crise. "Apesar de vivermos realidades sociais, culturais e econômicas diferentes, muitas técnicas aplicadas pela Guarda Nacional Republicana podem ser utilizadas aqui e outras tantas adaptadas para as atividades já desenvolvidas pela Cavalaria da PM", destacou o oficial que participou do treinamento.

Além do capitão Celante, o próprio comandante do RPMont, tenente coronel Márcio Eugênio Sartório, já participou do mesmo curso em 2010 e destaca a importância da parceria entre a PMES e a GNR. "Parcerias como essa contribuem para uma melhor prestação de serviços à comunidade capixaba, uma vez que possibilita a elaboração de cursos voltados a capacitar todos os militares do RPMont", destacou o comandante.

Capacitação

O treinamento teve duração de três semanas e carga horária de 94 horas. Os participantes ficam em cima do cavalo, onde aprendem técnicas de ação de choque montado, como, por exemplo, desobstruir vias em locais de manifestação ou aglomerados de torcidas, sempre com o uso do equino. O treinamento será adaptado aos militares do Regimento de Polícia Montada da PMES no ano que vem.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700-

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard