27/04/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h25

Polícia Militar: mais 616 soldados nas ruas até o final do ano

A abertura solene do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD) foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), através de uma transmissão live web.

Os 616 alunos foram divididos em dois grupos, um na presença das autoridades no novo Centro Educacional e o outro, no rancho do Centro de Formação de Aperfeiçoamento (CFA), em Santana, Cariacica, que acompanhou o evento por meio da transmissão live web. A tecnologia foi desenvolvida pela seção de informática do CFA.

Estiveram presentes na solenidade o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social Henrique Herkenhoff, o comandante geral da PMES coronel Anselmo Lima, o alto comando da PM, além de representantes do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Capitania dos Portos e da Associação de Cabos e Soldados.

“Espero que os novos alunos se sintam acolhidos pela Polícia Militar como por uma nova família”, disse o comandante geral da PMES. Já o secretário Henrique Herkenhoff ressaltou a importância do serviço policial: “Vocês terão um árduo treinamento e sairão daqui com uma imensa responsabilidade, porque a sociedade e nós esperamos muito de vocês”. O governador enfatizou que não admitirá desvios de conduta e que “o trabalho integrado, entre os diversos segmentos do governo, é muito importante para alcançar resultados no controle da criminalidade”.

No curso, que tem duração de oito meses, 616 alunos estarão sendo capacitados, dentre os quais 50 são mulheres. A turma será dividida em 16 pelotões e a grade curricular tem como base a Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Dentre as disciplinas estão o curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, de conhecimento jurídico, estudo da violência e criminalidade, legislação, gerenciamento de crise e direitos humanos.

As aulas regulares começam na próxima terça-feira, dia 3 de maio, e o término do curso está previsto para dezembro. Os alunos aprovados serão promovidos a soldados e distribuídos nas unidades operacionais da corporação em todo o Estado.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva