O Comando da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) realizou na manhã desta quarta-feira (28) a solenidade em homenagem aos destaques operacionais do 2º Trimestre de 2013. Também houve homenagens aos militares que foram para a reserva remunerada e aos militares que foram transferidos para outras unidades.
Foram realizadas inicialmente homenagens aos militares que, por ocasião da promoção ou transferência para a reserva remunerada, deixaram recentemente os quadros da ROTAM. Os militares 1º Ten Cleusimar Felipe de Oliveira e o Maj Renato Cristelo de Moraes cumpriram com galhardia todas as missões e funções que lhe foram confiadas, deixando assim o comando da ROTAM orgulhoso de tê-los em seus quadros por um período tão importante na vida da unidade, uma vez que, a própria ROTAM possui pouco mais de quatro anos de existência.
Dentre os homenageados estava o Maj Renato Cristelo de Moraes, oficial este que possui uma história junto à unidade que começou bem antes da existência da ROTAM, quando da criação do Grupos de Apoio Operacionais (GAO) implantados em diversas unidades, e que foram a gênese do embrião do nascimento da ROTAM. A história de um, confunde-se com a do outro, de forma simbiótica. Esse valoroso oficial esteve presente na vida da unidade desde o dia em que foi sancionada a Lei nº 533, de 28 de dezembro de 2009, que criou as condições legais para o surgimento da ROTAM. Ali nascia uma unidade pronta para atender aos anseios da sociedade, e com ela veio o então 1º Ten Cristelo, pronto para doar todo seu cabedal de conhecimentos teóricos e práticos operacionais além de muitas e muitas horas de folga em prol da defesa de todo e qualquer cidadão que dependesse, em geral por hipossuficiência, do amparo dos primeiros bastiões da legalidade. O tempo passou, e o tenente foi promovido a capitão. No entanto, não se furtou a estar ao lado da tropa nos momentos de maior angustia, e por que não, nos momentos de comemorações, fossem elas por resultados expressivos na prisão de conhecidos nomes do tráfico de drogas, como das apreensões de inúmeras armas de fogo e muitos quilos de entorpecentes que deixaram de ser consumidos por pessoas que, muitas das vezes são meros reféns dessas substâncias que causam dependência física e mental. O tempo pode ser um aliado ou um inimigo. Nesse caso, ele foi um aliado, e chegou a vez, após uma sofrível espera e incerteza, de o capitão alçar voos mais altos, e atingir o oficialato superior. Infelizmente, nem tudo são flores, e o agora Major Cristelo teve de se despedir da unidade que ajudou a criar e expandir valores para assumir uma missão compatível com sua nova posição nos quadros da PMES. Todavia, a dedicação fez a diferença, e não será esquecida por superiores, pares e subordinados. O aprendizado ficou e as marcas do sucesso foram alcançadas, basta agora, neste novo múnus emprestar toda sua dedicação, que é um mister de virtude, para o sucesso de uma nova tarefa a ser desenvolvida, sabendo que junto à progressão na carreira aumentam-se as expectativas daqueles que o olham com olhares de cobrança por novos estímulos, não sabendo estes que, dentro da farda envergada pelo atual Major, hospeda-se um eterno Aspirante.
Os militares agraciados com o reconhecimento da unidade após a saída para vislumbrarem outros ares receberam uma placa com o braçal da ROTAM para nunca esquecerem que fizeram parte de uma unidade de valores éticos e profissionais inabaláveis.
Após as primeiras homenagens, foram também homenageados os destaques operacionais do 2º Trimestre de 2013 do Batalhão. Os destaques estão sempre ligados a ações meritórias desenvolvidas pelo militar quando da atuação na atividade operacional que vise a melhoria da operacionalidade da corporação no dia a dia. O reconhecimento com essas homenagens visa estimular o desempenho de suas atividades, seja em atuações de caráter preventivo, repressivo ou assistencial, na prática de ato relevante ou merecimento profissional.
Os destaques do 2º Trimestre de 2013 foram os seguintes militares: Cb Anderson Batista; Sd André Silva Gomes; Sd Laudimar Pereira de Oliveira e Sd Wilber Cruz Moschen.
Todos os destaques operacionais são valorosos, contudo um deles se destacou dos demais e foi escolhido o destaque do trimestre da unidade, sendo ele o Sd Wilber Cruz Moschem.
Este foi eleito o destaque do trimestre pelo compromisso demostrado nas ações desenvolvidas pela ROTAM. O militar é um patrulheiro que não mede esforços no desempenho de suas tarefas, indo além, estando sempre disposto a apoiar todas as atividades do Batalhão. Destaca-se pelo seu grau de profissionalismo, companheirismo e disposição, atitudes que lhe ajudaram a conquistar o primeiro lugar no III Curso de Motopatrulhamento em junho de 2013, sendo em todos os aspectos acima referenciados, um exemplo a ser seguido por todos os militares da ROTAM.
Em suas palavras, o Comandante da ROTAM, Ten Cel Alessandro Juffo Rodrigues, citou que a escolha do destaque operacional do 2º Trimestre de 2013 foi uma das mais difíceis, pois envolveu o período das manifestações sociais, em que todos os militares da ROTAM foram alçados a condição de terem que trabalhar quase que de forma ininterrupta nas ações de contenção dos distúrbios civis que envolveram de 100, 200 pessoas até manifestações com mais de 100 mil pessoas. O Ten Cel Juffo frisou que o trabalho desenvolvido pelos militares da ROTAM foi alvo de elogios por parte do Comandante Geral, Secretário de Segurança e até pelo próprio Governador do Estado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: