Mais policiais irão reforçar a segurança na Grande Vitória. A Polícia Militar concluiu o curso de formação de 117 soldados e manterá escalas de revezamento com militares que participam do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Corporação, para não comprometer a segurança da população.
Na manhã desta sexta-feira (08), uma solenidade militar marcou a formatura dos novos soldados, que substituíram em suas fardas a tarjeta branca, que identificava cada militar como aluno, pela de cor preta, que marca o ingresso de cada um deles como um soldado da instituição militar.
Os militares foram recebidos pelo governador Renato Casagrande, pelo comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian de Oliveira e pelo secretário de Segurança Pública, André Garcia. Durante o evento houve premiação para os soldados que obtiveram o melhor desempenho durante o treinamento.
O soldado Vinicius de Jesus Lúcio foi o primeiro colocado no curso de formação. Ele foi premiado com medalha de honra por ter obtido as melhores notas no curso. Agora, apto a desempenhar o trabalho ostensivo nas ruas, diz que está preparado para vencer desafios e oferecer um serviço de excelência à sociedade capixaba.
“Temos o desafio de aplicar na prática tudo o que aprendemos na teoria e é o que vamos fazer. Durante o curso tivemos excelentes instrutores e estamos preparados. Nosso compromisso é o de prestar total apoio à sociedade capixaba”, disse Vinicius.
Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande ressaltou o compromisso dos novos soldados em prestar um serviço de qualidade à população. “Ao se formar policial militar é necessário que os novos servidores da segurança tenham o compromisso de zelar pela segurança da população e, ao mesmo tempo, ser um exemplo de disciplina e liderança. Precisamos trabalhar de forma integrada com as demais polícias, com a Polícia Civil, para a obtenção de resultados. A população quer redução de violência e quer ver a polícia na rua. É uma profissão de grande responsabilidade e, por isso, temos investido cada vez mais para reequipar as polícias e formar policiais preparados para atender aos anseios da sociedade”, disse Casagrande.
Mais policiais nas ruas
Durante o evento, o comandante geral da Polícia Militar ressaltou que as ações de segurança serão reforçadas na Grande Vitória. Desde o final de fevereiro, 700 policiais foram convocados para o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS), que será concluído em quatro meses no CFA, em Santana, Cariacica. Para não comprometer o policiamento nas ruas, as turmas serão dividas e o militares terão aulas em dias e horários diferenciados. A partir da próxima segunda-feira (11), 365 policiais, incluindo alunos sargentos e os novos soldados, estarão nas ruas empenhados no policiamento ostensivo a pé em diversos bairros da Grande Vitória.
“Nosso objetivo é aumentar a sensação de segurança da população. Para isso, os formandos irão atuar nos quatro municípios de Vitória, Cariacica, Serra e em Vila Velha, com a missão de reduzir os crimes contra o patrimônio. O policiamento a pé terá a função de prevenir crimes com mais presença policial”, disse o comandante geral da PM, coronel Willian.
O comandante também reafirmou o compromisso dos novos militares com a segurança pública. “A população deposita em nós a certeza de termos uma sociedade mais justa e mais fraterna. Vocês, novos soldados da Polícia Militar, são os verdadeiros protagonistas da historia da segurança pública do nosso Estado”, concluiu.
O secretário de Segurança Pública deu as boas vindas aos novos soldados. “Essa formação é uma vitória de toda a família, amigos, esposos, mulheres, namorados e namoradas que juntos torceram pela chegada desse momento. Todos possuem um pouco de responsabilidade e conquista. O compromisso dos novos soldados da Polícia Militar é o de levar mais tranquilidade à população. A formatura representa uma nova fase, agregada à experiência de futuros novos sargentos, na modalidade patrulhamento a pé, para o combate ao crime de forma ostensiva”, disse André Garcia.
Formatura comemorada no Dia Internacional da Mulher
Além de comemorar o ingresso na Polícia Militar como soldado combatente, as mulheres que participaram do curso de formação também comemoraram o Dia Internacional da Mulher. A soldado Cavachini disse que a data marca a evolução da mulher no mercado de trabalho e mostra que o sexo feminino tem alcançado espaço no decorrer dos anos.
“É uma data marcante. Para mim, ingressar na polícia nesta data mostra que a mulher tem alcançado seu espaço em todos os aspectos. Temos um desafio importante de superar desafios e vencer uma guerra por dia. Minha família é de militares e isso sempre serviu de incentivo para seguir a profissão. Tive apoio maciço de todos para o meu ingresso e permanência na Polícia Militar Capixaba. Todos estão muito felizes por isso”, disse a nova soldado.
O curso de formação
Os novos soldados passaram por um treinamento com carga horária de 1.060 horas, onde puderam aprender diversas atividades teóricas e práticas, tais como: Sistema de Segurança Pública, Polícia Comunitária Interativa, Legislação, Gerenciamento de Crise, Direitos Humanos na Atividade Policial, Técnicas Policiais, Armamento Policial, Defesa Pessoal, Tiro Policial, entre outras.
O treinamento foi concluído este ano, durante a Operação Verão, onde os militares puderam colocar em prática o que aprenderam na academia com ações de policiamento a pé. Os militares passarão a reforçar o policiamento em diversos bairros da Grande Vitória a partir desta segunda-feira (11).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de Comunicação
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mai