14/12/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h34

Polícia Militar forma 586 novos soldados

O encerramento do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD), realizado na noite dessa quarta (14), em Vitória, foi marcado pela presença de mais de 4.800 familiares dos 586 novos soldados, além de autoridades. O governador Renato Casagrande, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, o comandante da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian, demais representantes do Estado e da Polícia Militar também prestigiaram o evento.

“Parabéns, vocês alcançaram hoje a primeira graduação da Polícia Militar. Durante o curso vocês foram orientados a seguir o caminho da retidão, da honra, do caráter, da dedicação exclusiva ao serviço policial militar com o objetivo de atender com carinho e apreço ao cidadão. Essa formatura é uma resposta do Governo aos anseios da sociedade”, disse aos formandos o comandante da PM e aniversariante do dia.

O governador lembrou os presentes do desafio para a redução da criminalidade no Espírito Santo: “um dos pilares do Programa Estado Presente e da Segurança Pública é a reposição dos efetivos das Polícias Militar e Civil. Uma parte do trabalho é da polícia, a outra parte tem que ser feita por todos vocês, na preservação dos valores e da família, com amor, prevenindo o uso de drogas e resgatando os usuários”, disse.

Na solenidade foram homenageados o patrono e paraninfo da turma e os três primeiros colocados do curso foram condecorados. Tiago do Santos Martins, 23 anos, foi o primeiro colocado com uma média de 9,75. “Queria ser policial, tanto que desde os 18 anos tentava passar no concurso da PM. E agora na quarta tentativa consegui”, contou Tiago, que trabalhou como mecânico industrial e é de Cariacica.

Após a formatura, parte dos novos soldados participará do reforço em áreas comerciais no período de Natal e Ano Novo, e logo após se juntarão aos demais para participar da Operação Verão, que começa no dia 19 de dezembro em diversos balneários do Estado e vai até fevereiro de 2012.

CFSD 2011

O Curso de Formação de Soldados teve início em maio deste ano e durou oito meses, com carga horária de 1.050 horas. O curso foi desenvolvido de acordo com a Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Dentre as 31 disciplinas estiveram o curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, conhecimento jurídico, estudo da violência e criminalidade, legislação, gerenciamento de crise e direitos humanos.

Os alunos realizaram também o estágio operacional nas ruas da Grande Vitória entre outubro e novembro de 2011. O CFSD foi ministrado no Centro de Formação de Aperfeiçoamento (CFA), em Santana, Cariacica.

O processo seletivo para a admissão de mais 650 alunos soldados já está em andamento. A prova objetiva será aplicada no dia 15 de janeiro de 2012.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento