Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h57

Polícia Militar é acionada e descobre rinha de galos na Serra


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) após serem acionados pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) compareceu na tarde de sábado (08), no bairro Lagoa de Jacaraípe no município da Serra e descobriu que nos fundos de uma residência eram criados galos utilizados em brigas. Um homem de 32 anos, dono da residência, foi conduzindo para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município.

No local, os policiais constataram uma aglomeração de pessoas que estavam realizando um churrasco, e durante a abordagem ao denunciado, foram encontrados vários galos de briga, em sua maioria com sinais de maus tratos, com mutilações nas esporas, cristas, barbelas e outros ferimentos. Além disso, foi encontrado um tambor montado, normalmente utilizado como ringue, onde as aves são submetidas às brigas.

As pessoas que estavam no local, admitiram que com a chegada da Polícia Ambiental, foi impedido que houvesse a briga entre as aves. Foi constatado também que o local era utilizado para criação dos animais em baias individualizadas, sendo apreendidas seringas para tratamentos de ferimentos, frascos de suplementos alimentares, visando aumento de massa muscular e melhorar o rendimento dos animais.

Os militares do BPMA encontraram ainda três pássaros da fauna brasileira, sendo dois trinca ferros e um coleiro, em gaiolas, sem licença do órgão competente, que foram abandonados pelos frequentadores que se evadiram do local pulando um muro ao perceberem a chegada da viatura.

O dono do estabelecimento foi detido e encaminhado para o DPJ de Laranjeiras enquanto os animais foram recolhidos e após o término da ocorrência enviados para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental do BPMA, em Cariacica.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: comunica

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard