Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h45

Polícia Militar do Espírito Santo promove lançamento do Manual de Operações de Choque

A Polícia Militar do Espírito Santo lançou na manhã desta sexta-feira (21) o Manual de Operações de Choque. O evento foi realizado em uma faculdade particular, em Vitória e contou com a presença do Secretário do Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Henrique Geaquinto Herkenhoff, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Ronalt Willian, entre outras autoridades.

O evento foi promovido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PM e teve como objetivo destacar os trabalhos feitos pelos autores do manual, na construção de uma doutrina, instrução e emprego das ações de choque na PMES.

O Manual de Operação de Choque é o primeiro, de outros, que estão sendo produzidos para regular as instruções dentro da Polícia Militar do Estado. Na ocasião, um dos autores do manual, o capitão Fahning citou uma frase da escritora Naomi Klein, a qual diz que “para acabar com um povo basta eliminar sua memória coletiva”, ressaltando os esforços da PMES em manter sua história e regular suas ações.

O objetivo do manual é regular as ações desenvolvidas diante de reintegração de posse rural e urbana, ocorrências em estabelecimentos prisionais, em praças desportivas ou em eventos e outros distúrbios civis em geral.

Dentre os temas abordados estão as tecnologias não letais, trazendo detalhamento das técnicas utilizadas pela PMES, bem como seu emprego técnico e tático. O tema Direitos Humanos e Operações Especiais é apresentado em um capítulo especifico, ressaltando a importância do assunto para a segurança pública.

Os aspectos doutrinários e técnicos das operações de choque foram construídos por meio de revisão de manuais de outras organizações policiais e do Exército Brasileiro (EB), bem como pela prática das ações diárias, desenvolvidas pela tropa de choque da unidade especializada da PMES, que é o Batalhão de Missões Especiais (BME).

Os autores da publicação são os capitães José Roberto da Silva Fahning, Irio Doria Junior, Rafael Fernando de Carvalho e Pablo Angely Marques Coimbra, os quais, em algum momento de suas carreiras, dedicaram seus trabalhos ao Batalhão de Missões Especiais.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard