A Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar já programa a 5ª Edição do Curso de Cinotecnia Policial, marcado para começar no dia 4 de maio. O curso, que é direcionado para policiais militares, terá uma grade completa, e irá abordar temas como psicologia canina, noções de operações com cães, técnicas de adestramento, educação física para cães, tiro policial, técnicas de enfermagem veterinária, e noções de administração de canis militares.
O curso terá duração de 40 dias, com carga horária de 215 horas. Participarão do curso 22 policiais, sendo 20 militares da PM do Espírito Santo e dois militares da PM de Mato Grosso do Sul. Para o coordenador do curso e comandante da Companhia de Operações com Cães, capitão Marsuel Botelho Riani, o objetivo é capacitar os participantes e aprimorar técnicas de trabalho.
“Temos a participação de policiais de outros Estados e isso mostra que somos referência no assunto. Já formamos 86 pessoas, entre elas, militares do Rio Grande do Sul, Pernambuco e até bombeiros capixabas. Podemos dizer que a PMES está disseminando a doutrina não só dentro de casa, mas para outros Estados também. As técnicas aplicadas são de grande utilidade não só para as operações com cães, mas para vários segmentos do policiamento”, explicou.
Além da parte teórica, os participantes também passarão por estágio supervisionado, que inclui atividades práticas, como o policiamento ostensivo a pé com cães, previsto para iniciar no dia 20 de maio em diversos bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Estrutura
Atualmente, a Companhia de Operações com Cães mantém três equipes de trabalho que atuam de forma conjunta nas ações da Polícia Militar. No canil, há uma equipe responsável pela detecção de entorpecentes, outra para detecção de explosivos e a equipe de busca e captura.
A Companhia possui 27 cães, entre labradores, pastores alemães, rottweiler e pastores belgas de malinois, que atuam em diversas atividades como controle de grandes tumultos, que engloba controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, operação de reintegração de posse e desinterdição de vias. As ações envolvem também o patrulhamento tático com cães e o policiamento em eventos e praças esportivas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br