Governo do Estado do Espírito Santo
12/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h31

Polícia Militar dá dicas para candidatos ao concurso de soldado


A Polícia Militar do Espírito Santo alerta os 34.121 candidatos inscritos à 1ª etapa do concurso público para o Curso de Formação de Soldado Combatente (CFSD/2011) sobre a importância de observar o horário e os novos locais de realização das provas objetivas que acontecem neste domingo (15), às 14 horas.

O edital, para o preenchimento de 650 novas vagas na PM, foi publicado na última segunda-feira (09) e as provas serão aplicadas em 51 locais diferentes em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Grande Vitória.

A empresa organizadora do concurso, Exatus Promotores de Eventos e Consultorias, deve divulgar o gabarito da 1ª etapa no mesmo dia da prova, às 19 horas, no site www.exatuspr.com.br .

Todos os candidatos devem levar o Cartão de Inscrição e se apresentar nos locais de prova com uma hora de antecedência. De acordo com o major Aleixo Batista, chefe da seção de recrutamento e seleção da PMES, não será tolerado qualquer atraso.

“É importante que o candidate fique atento a todas as regras do edital e que leve todos os documentos necessários para a realização da prova”, frisou o major.

Para garantir acesso mais fácil dos candidatos aos locais de prova, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) vai reforçar as linhas de ônibus com saídas dos terminais.

Já a Prefeitura de Vitória também irá agilizar o tempo de viagem das linhas municipais 124, 211 e 310, que passam pela Rodovia Serafim Derenzi, em direção ao campus da Faesa II, em São Pedro, onde haverá uma grande concentração de candidatos. A saída dos ônibus da garagem será em intervalo de 20 minutos das 11 às 13 horas.

O local e horário das provas estão disponíveis para consultas na internet, nos seguintes endereços eletrônicos: www.exatuspr.com.br e www.pm.es.gov.br . A prova terá início às 14 horas e será encerrada às 17h30. Esta 1ª fase do concurso tem caráter eliminatório e classificatório.

A prova terá um total de 100 questões, sendo 60 de Língua Portuguesa e 40 de Matemática. Os primeiros 1.300 colocados serão automaticamente classificados para a 2ª etapa. Não haverá tolerância com atrasos e haverá reforço no policiamento em todos os locais de prova.

O concurso para o ingresso na Polícia Militar do Espírito Santo será feito em sete etapas, sendo a última, o Curso de Formação, com duração média de nove meses. O subsídio bruto mensal, para os alunos, é de R$ 1.023,32. Mas este valor será reajustado em R$ 2.421,76 mensais, depois que os alunos se formarem.

A 2ª etapa do concurso será a prova de Avaliação Física, com os exercícios de teste dinâmico de barra, abdominal remador e corrida com percurso de 3.200 metros para homens e 2.800 metros para mulheres. O resultado final das provas objetivas está previsto para ser divulgado no próximo dia 03 de fevereiro.

Fique atento

– São de responsabilidades exclusivas do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado, devendo imprimir seu comprovante de inscrição através do link www.exatuspr.com.br/index.php?sub=salamento&id=300.

– O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade, ambos originais. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas, nem de aparelhos eletrônicos, relógios ou celulares.

– Os portões/portas de acesso aos locais de prova serão fechados no horário previsto no edital, sendo que o candidato terá como tempo para realização da prova 3h30min.

– O candidato deve observar as normas e os procedimentos para a realização da prova objetiva previstos no Edital nº 001/2011 – CFSS/PMES, de 10 de Outubro de 2011, publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e no endereço eletrônicowww.exatuspr.com.br

– A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com o apoio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (CETURB) e da Prefeitura de Vitória vai garantir reforço nas linhas de ônibus. Haverá reforço nos terminais do Transcol e nas linhas municipais 124, 211 e 310, que passam pela rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro, Vitória, local onde haverá uma grande concentração de candidatos, na Faesa II. – No local de prova Faesa I, em Monte Belo, Vitória, não será possível utilizar o acesso para carros. Portanto, a orientação é ir de ônibus ou de carona, por conta da dificuldade em estacionar.

– O resultado final da prova objetiva será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e divulgados na Internet, nos endereços eletrônicos www.exatuspr.com.br ehttp://www.pm.es.gov.br, na data provável de 03 de fevereiro de 2012.

A carreira militar

De acordo com a Lei Complementar nº 467/2008, o candidato que deseja ingressar como Soldado na PMES, após selecionado em Concurso Público, é matriculado no Curso de Formação de Soldado Combatente (CFSD) e, caso, aprovado, passa a integrar o Quadro de Praças da Polícia Militar do Espírito Santo.

Após cinco anos, o Soldado pode participar de um processo seletivo interno para a promoção de cabos. Nesse caso, 25% das vagas são destinadas por merecimento e 75%, por antiguidade. Se o militar passar na seleção por merecimento realizará um Curso de Habilitação de Cabos (CHC), e logrando êxito nesse curso, será promovido à graduação de Cabo PM.

Para progredir na carreira e alcançar a próxima graduação (3º Sargento), o Cabo PM terá que cumprir no mínimo um ano de interstício (período mínimo na graduação de Cabo) e ter no mínimo 10 anos de serviço como pré-requisito para então poder concorrer ao Concurso para Habilitação de Sargento (CHS).

Caso seja aprovado no Curso de Habilitação de Sargentos (CHS), poderá ser promovido à graduação de 3º Sargento. Após a graduação de 3º sargento PM, segue-se a de 2º sargento e 1º sargento. Para ser promovido a 2º e 1º Sargento PM, o 3º Sargento PM deverá aguardar a abertura de vagas para estas graduações de acordo com a lei acima citada.

Ao alcançar a graduação de 1º Sargento PM, o policial deverá realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), que é um pré-requisito para promoção a Subtenente PM. Nesta graduação, o Subtenente PM aguardará o surgimento de vaga para então ser promovido ao primeiro posto do Quadro de Oficiais Administrativos (QOA), que é o de 2º Tenente PM.

Os próximos postos são: 1º Tenente e Capitão PM, postos máximos da carreira de quem ingressa como soldado nas fileiras da PMES. Para ir de Sargento até Capitão, os militares são promovidos por antiguidade e por merecimento, e dependem de abertura de vagas, tudo de conformidade com a lei acima mencionada. O policial militar se aposenta com 35 anos de serviço, sendo que o tempo de curso já é computado para esta contagem.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard