Governo do Estado do Espírito Santo
29/12/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h35

Polícia Militar dá dicas para aproveitar o Ano Novo com segurança


Com a chegada do Ano Novo, a Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança para manter a ordem e proporcionar tranquilidade aos capixabas e turistas que estiverem no Espírito Santo. No entanto, algumas ações de prevenção podem ser iniciativas de todo cidadão e são justamente essas dicas que a corporação sugere para que, desta forma, não haja imprevistos que possam atrapalhar o feriado.

Em casa

Ao sair de casa, é importante que as trancas e fechaduras estejam em bom estado para, assim, as ações de criminosos serem dificultadas. Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões também é outra sugestão. Deixá-los à mostra é uma demonstração de que o morador não está na residência.

A Polícia Militar também alerta aos cidadãos que não é aconselhável deixar as luzes das residências acesas, pois durante o dia denunciam que a casa está vazia. Outra atitude necessária é desligar as campainhas. Criminosos têm como táticas apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.

E para quem assina jornais e revistas, a dica é cancelar o pedido durante o período da viagem. O acúmulo das publicações em varandas e quintais indica a ausência do proprietário do imóvel.

Além disso, ao sair, peça aos vizinhos que tenham atenção direcionada para a sua casa, desta forma a polícia pode ser acionada por meio do 190 ao ser detectada alguma movimentação estranha.

Nas ruas

A PMES orienta que em locais onde há grande concentração de pessoas é necessário evitar ostentar relógios caros, joias, celulares ou aparelhos eletroeletrônicos, pois estes pontos são visados e de fácil mobilização dos marginais.

Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas e, desta forma, evite sair com altas quantias. Outra sugestão é não usar caixas eletrônicos em locais isolados, principalmente à noite, e nunca aceitar orientações de estranhos. Em caso de assalto, não reagir é a melhor opção.

No carro

Antes de estacionar em via pública, observe a presença de pessoas suspeitas, pois são nestes momentos que os criminosos costumam abordar as vítimas. No trânsito, não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, em especial à noite, pois com frequência é dessa forma que os ladrões começam um assalto.

E se o pneu de seu carro furar em local perigoso, não corra riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado.

Serviço

O cidadão pode acionar a polícia por meio do Ciodes 190. O serviço funciona 24 horas.
Outra ferramenta é a Central Disque-Denúncia. Por meio do 181, o cidadão pode denunciar sem se identificar. O serviço funciona todos os dias, das 7 às 22 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br






2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard