A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), participou da Oficina do Plano de Ação Estadual para a Conservação do Muriqui, maior primata das Américas, presente na Região Centro-Serrana do Espírito Santo e no Parque Nacional do Caparaó, e que atualmente encontra-se em risco de extinção. O evento foi realizado entre os dias 13 a 16 de agosto no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa.
Primeiro plano de ação estadual em todo o país para a proteção de uma espécie nativa, o evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e contou com a participação do BPMA que, juntamente com outros órgãos estaduais e não-governamentais formularam as estratégias para a conservação do Muriqui no Espírito Santo.
Com experiência de 25 anos de policiamento ambiental no Estado, combatendo, entre outros crimes, a caça e o desmatamento, infrações tidas com principais ameaças ao Muriqui, o BPMA forneceu importantes subsídios para a elaboração das estratégias protetivas.
"A presença do BPMA no evento foi de fundamental importância, pois trouxe para nós a experiência de uma instituição estadual efetivamente compromissada na defesa do meio ambiente e do patrimônio biológico capixaba, e está presente no polígono de incidência do Muriqui, Região Centro-Serrana do Estado", disse o professor e pesquisador Sérgio Lucena Mendes, doutor em primatas.
Vale destacar que o BPMA possui um Pelotão de Polícia Ambiental sediado em Santa Teresa, cidade localizada no centro do Macro Corredor do Muriqui, que inclui, ainda, os municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, sendo, portanto, considerada por todos os integrantes do evento como uma Unidade de Policiamento estratégica para consecução dos objetivos propostos para o Plano de Ação Estadual de Conservação da espécie.
A execução do plano terá início em janeiro de 2014 e se estenderá até 2018. Durante esses cinco anos, serão desenvolvidos projetos de educação ambiental na região de ocorrência do Muriqui, criados e encaminhados projetos de normas para o incentivo financeiro à preservação de matas, e articuladas ações fiscalizatórias integradas entre os órgãos ambientais estaduais, federais e municipais em toda a região de ocorrência do Muriqui no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573