O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), na manhã desta terça-feira (19), em atendimento a denúncia anônima, flagraram o funcionamento de um depósito de material (lixo) para reciclagem no distrito de Conduru, sem licença do órgão ambiental competente em Cachoeiro de Itapemirim.
Durante a fiscalização no local foi avistado um caminhão descarregando materiais que seriam reciclados. Por se tratar de crime previsto no artigo 60 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) foi lavrado um boletim de ocorrência e protocolado no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, sendo que o motorista do caminhão, um homem de 33 anos, foi conduzido à presença da autoridade policial para que fossem tomadas as providências cabíveis.
A Polícia Militar Ambiental informa que embora o empreendimento tenha como função servir de entreposto para o material que será futuramente reciclado, um procedimento identificado entre as boas práticas ambientais, tal fato não retira a necessidade de licença ambiental para seu funcionamento. Isso porque o acúmulo desses materiais de modo desordenado pode ocasionar prejuízos ambientais, além do perigo do acúmulo de água das chuvas além de eventual proliferação de mosquitos e de pragas urbanas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com