Governo do Estado do Espírito Santo
19/12/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h57

Polícia Militar constata irregularidades ambientais em Vitória, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul


Policiais militares do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagraram desvio de um curso d’água no município de Atílio Vivácqua, comércio ilegal de palmito da flora nativa em Vitória e desmatamento em Mimoso do Sul. Os flagrantes aconteceram nesta segunda (17), terça (18), e quarta-feira (19).

No início da tarde desta quarta-feira (19), policiais militares do BPMA que atuam na 4ª Companhia de Polícia Ambiental constaram um desmatamento na localidade de Nova Glória, zona rural de Mimoso do Sul, sem licença do órgão ambiental competente.

A área danificada, que totaliza 10.000 metros quadrados, seria utilizada para o plantio de café. O material lenhoso foi apreendido e o proprietário foi nomeado fiel depositário. Diante do crime foi confeccionado um boletim de ocorrência ambiental e encaminhado à delegacia do município para as providencias cabíveis.

Na terça-feira (18), agentes do BPMA de posse de informações a respeito de comércio ilegal de palmitos da flora nativa no Mercado Municipal da Praça Manoel Rosino na Vila Rubim em Vitória, sendo flagrada em uma das barracas a comercialização de várias unidades de palmito nativo e também orquídeas da mata atlântica, sem a documentação necessária a Guia de Controle Florestal (GFC) ou Documento de Origem Florestal (DOF).

Por não ter sido apresentada aos policiais a documentação, o responsável foi juntamente com as mercadorias conduzido ao DPJ de Vitória para as providências cabíveis.

Já nesta segunda-feira (17), militares do BPMA lotados no município de Cachoeiro de Itapemirim, durante patrulhamento ambiental na localidade de Córrego da Fama, zona rural de Atílio Vivácqua, constataram que dois proprietários rurais haviam realizado o desvio de um curso d’água, sem prévia licença do Instituto Estadual de meio Ambiente (IEMA), danificando uma área de preservação permanente, inclusive com a utilização de trator, o que causa maior degradação. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia (DP) do município por meio de um boletim de ocorrência ambiental.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard