Governo do Estado do Espírito Santo
04/03/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 12h08

Polícia Militar constata crime ambiental em Marataízes e resgata animal silvestre em Santa Teresa


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou crime ambiental no município de Marataízes, nesse sábado. Já na segunda-feira (04) após uma denúncia de um morador, policiais ambientais realizaram um resgate de animal silvestre em Santa Teresa.

Durante uma fiscalização de rotina no bairro Ilmenita, em Marataízes, policiais militares ambientais da 4ª Companhia constataram que um homem de 47 anos teria realizado um aterro atingindo uma área de 0,04 hectares em uma área de preservação permanente às margens da Lagoa do Meio, sem a devida licença do órgão ambiental competente.

No local, a guarnição identificou diversos rejeitos provenientes de obra de construção civil, lixo doméstico e até pneus usados. Os policiais lavraram um Boletim de Ocorrência Ambiental, baseados no Art. 60 da Lei de Crimes Ambientais, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes.

Já na segunda-feira (04), policiais ambientais do município de Santa Teresa foram acionados por um morador da localidade de Serra do Gelo, para recolhimento de um animal silvestre conhecido por veado catingueiro, que estava ferido por ter sido atacado por cães.

Chegando ao local, os policiais utilizaram as técnicas de contenção e captura de animais silvestres. O animal recolhido, uma fêmea, estava ferido e tinha dificuldade para se locomover.

O animal foi encaminhado ao projeto Cereias, em Aracruz, e receberá cuidados adequados de veterinários e biólogos, até que possa ser reintroduzido ao seu habitat natural.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, esse tipo de animal está com a população cada vez mais reduzida devido ao desmatamento e a caça, principalmente pelo cão doméstico.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard