Governo do Estado do Espírito Santo
30/09/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h32

Polícia Militar comemora aniversário de 27 anos do 5º Batalhão

O 5º batalhão da Polícia Militar completou 27 anos na última quinta-feira (26). A solenidade militar foi realizada na sede da Unidade, em Aracruz, e contou com a participação de autoridades militares, chefes do Executivo Municipal, membros do poder Legislativo Municipal, do Poder Judiciário, delegados da Polícia Civil, entre outras autoridades. Familiares de militares e crianças de escolas públicas de Aracruz, também participaram do evento.

Na ocasião, militares foram homenageados como Destaque Operacional. Colaboradores civis também foram congratulados como Amigos do 5° Batalhão. Na oportunidade foram entregues certificados, placas, flores e uma televisão 32' de LED aos destaques operacionais.

A cerimônia foi coroada com as palavras do anfitrião, o comandante da unidade, tenente-coronel Alessandro Oliveira Lube, assim como o Prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, representando os homenageados e demais autoridades. O comandante responsável pelo Policiamento Ostensivo Norte (CPON), coronel Rubens Ricardo Maciel Barcelos também esteve presente.

"Esta tarde pode ser resumida em duas palavras emblemáticas para o 5º Batalhão: gratidão e alegria! A escritora Rosaura Gomes disse que 'fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé!'. Por isso, quero agradecer a Deus por me dignificar e aqui estar presente e dividir com todos vocês a missão de cuidar da segurança do nosso município. Temos consciência de que nada se constrói sozinho, e sim em parceria, em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito coletivo", disse o tenente-coronel Lube.

O comandante ressaltou ainda que "a missão permanece clara e direta: transmitir mais segurança para a população com o aumento das ações e operações preventivas e repressivas. O resultado desse trabalho se mede através de dados estatísticos de Janeiro a agosto do ano de 2013, quando foram retiradas das ruas 105 armas de fogo, 4.485 pedras de crack, 1.688 buchas de maconha, 5 Kg de maconha, 428 papelotes de cocaína, 133 veículos recuperados, 1.222 prisões efetuadas e 3.433 ocorrências de averiguação de suspeito e operações policiais diversas realizadas", ressaltou.


O comandante lembrou que após 16 anos a unidade voltou a receber o Curso de Formação de Soldados. "Foi com muito entusiasmo que recebemos esta missão de extrema responsabilidade, mas também de grande prazer. Procuramos formar nossos alunos com alto nível de profissionalismo, homens bem preparados, os quais temos a certeza que empregarão suas energias e seus conhecimentos em benefício do povo capixaba. Ressalto que neste dia quem ganha o presente é a comunidade, pois estaremos aqui nos aprimorando e trabalhando cada vez mais para melhor servi-la ", concluiu Lube.

A cerimônia foi encerrada com o desfile militar, momento em que a Banda de Música da PMES, aproximadamente 120 alunos do CFSd/2013 e os veículos operacionais, passaram em desfile, emocionando o público, fazendo com que, em pé, aplaudissem a Polícia Militar.

A despedida foi com um coffee break, momento em que todos os presentes puderam com alegria se confraternizar e fortalecer as parcerias em prol da segurança pública e da cidadania.

Histórico

O 5° Batalhão "Silvestre Ezequiel Celante" foi assim nomeado em homenagem a um de seus ex-comandantes, o tenente-coronel Silvestre Ezequiel Celante. Foi criado pela Lei nº 3.852, de 03/09/1986, tendo sido instalado na antiga Policlínica (em Maruípe), onde permaneceu até Junho de 1988, sendo transferido para o Parque de Exposições "Floriano Varejão", em Carapina na Serra. Em 27/12/1988 foi transferido definitivamente para o município de Aracruz.

A sua área de atuação compreendia os municípios da Serra, Fundão, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Linhares e Rio Bananal. Na época, permaneceu a 1ª Cia em sua sede (Aracruz), responsável pelos municípios de Ibiraçu, João Neiva e Fundão, além do município sede. A sua 2ª Cia foi instalada em Linhares, atendendo todo o município e o município de Rio Bananal. A 3ª Cia foi instalada na Região Serrana, com sede em Santa Teresa, respondendo também pelos municípios de Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.

Em janeiro de 1997 o novo Quadro Operacional (QO), cria-se a 3ª Cia Independente, em Linhares, absorvendo o efetivo e área de atuação da 2ª Cia do 5°BPM. Em consequência, houve reestruturação interna na Unidade, criando a 2ª Cia PM em João Neiva, responsável pelos municípios de Ibiraçu e Fundão, e os distritos de Guaraná e Jacupemba, além da sede da SU, limitando o município de Aracruz à administração da 1ª Cia PM.

Em 18 de julho de 2002 é criada a 8ª Cia Independente, com sede em Santa Teresa, desta vez absorvendo o efetivo e área de atuação da então 3ª Cia do 5º BPM. Com a nova alteração, o QO da Unidade é reestruturado e a 3ª Cia é criada na orla marítima de Aracruz, abrangendo os Distritos litorâneos, ficando a 1ª Cia responsável pela sede do município e localidades interiores, a Aldeia de Irajá, Santa Rosa e Grapuama, afastadas do balneário.

Atualmente o 5º Batalhão atua nos municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva e Ibiraçu.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard