Policiais militares capixabas irão habilitar militares do Distrito Federal a aplicar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas na Capital do país. O curso terá início nesta segunda-feira (19) com duração de 15 dias. Ao todo, 36 alunos participam do treinamento, sendo três do Distrito Federal e os demais do Espírito Santo.
“O Proerd da Polícia Militar do Espírito Santo ganha dimensão interestadual, pois várias são as solicitações por vagas nos cursos oferecidos no Estado. Para nós é motivo de honra e reconhecimento, já que os cursos realizados aqui têm chamado atenção também da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) diante da qualidade, dinamismo e efetividade que têm sido desenvolvidos”, disse o tenente-coronel Jailson Miranda, coordenador estadual do Proerd.
O Proerd é desenvolvido em sala de aula com 10 lições ministradas, por uma semana, para os alunos. Na ocasião, eles aprendem a tomar decisões e conhecem um pouco mais sobre os malefícios do álcool, do cigarro e demais drogas. Também ensina aos alunos a controlar a pressão dos grupos para aprenderem a dizer “não” às drogas.
O curso para os novos instrutores do programa irá habilitar os militares a aplicarem a cartilha do Proerd para quatro currículos, sendo eles, o maternal, 5º e 7º ano do ensino fundamental e o conteúdo desenvolvido especialmente para pais.
Proerd no ES
No ano de 2011, 135 policiais instrutores do Proerd no Espírito Santo atenderam mais de 32 mil crianças, sendo também ministradas palestras sobre drogas a mais de 100 mil pessoas no mesmo período. Em 2012 a meta é alcançar 50 mil crianças atendidas com o Proerd e para 2013 a expectativa é desenvolver a conscientização, quanto aos males do uso de drogas, ampliando o atendimento para 60 mil crianças.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com