Governo do Estado do Espírito Santo
27/01/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h06

Polícia Militar apreende pássaros silvestres, armas de fogo e munições em Santa Tereza e Marataízes


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), nesta sexta-feira (25) e sábado (26), apreendeu diversos animais silvestres e espingardas nos municípios de Santa Teresa e Marataízes. No município de Marataízes, as apreensões foram feitas em atendimento a denúncias anônimas. Já em Santa Tereza foi desenvolvida uma operação denominada “Gaut Djere” (animal legal), onde participaram 30 policiais, contando com o apoio de militares da 8ª Companhia Independente, sendo empregadas 12 viaturas que tiveram como objetivo cumprir diversos Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar no município de Santa Maria de Jetibá, região centro-serrana do Estado do Espírito Santo.

No município de Santa Tereza, foi desenvolvida uma operação que teve início na madrugada de sexta-feira (25) e término no período da tarde tendo como resultado a prisão de quatro pessoas por posse ilegal de arma de fogo, uma pessoa por manutenção de animais silvestre em cativeiro e duas pessoas por posse ilegal de acessórios e munições.

Foram apreendidas duas espingardas calibre 36, uma espingarda calibre 22, uma arma de pressão calibre 5,5 mm, uma carabina 22, três espingardas de fabricação caseira, um mira telescópica para arma longa, quatro pios de caça, vários recipientes com chumbos, espoletas e pólvoras, duas tarrafas, um canhão para caça, armadilhas, um tatu abatido, um carregador de munições, um coldre para arma, gaiolas além de pássaros silvestres como catatau, filhotes de Sabiá, aratinga e um papagaio Chauá. Também foram apreendidas duas reduções para espingardas e 243 munições intactas e uma deflagrada de diversos calibres.

Em Marataízes, uma equipe do BPMA compareceu a localidade de Barra de Itapemirim neste sábado (26), onde denúncias apontavam que um homem mantinha em cativeiro vários pássaros silvestres da fauna silvestre, sendo que alguns se encontravam sem as anilhas de regularidade. Ao ser indagado pelos policiais sobre a documentação dos pássaros que tinham anilhas, foram apresentados documentos com a validade vencida.

No ato da fiscalização também foi observado que o infrator ambiental possuía em uma das gaiolas um alçapão armado utilizado para captura de mais pássaros. Foram apreendidos cinco canários da terra, dois sabiás, dois catataus, dois melros e um coleiro, além de várias gaiolas.

Segundo o tenente Jair, comandante do 2º Pelotão da 2ª Companhia do BPMA, “as ações exitosas da polícia ambiental certamente conta com a participação e o apoio da comunidade com suas importantes denúncias”.

A Polícia Militar orienta a população que ao perceber qualquer movimentação suspeita ligar para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.


Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard