Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em atendimento a uma denúncia anônima, prosseguiram na última quinta-feira (17), até o Bairro Feu Rosa no município de Serra, sendo encontrado em uma residência um trinca ferro, dez coleiros, um cardeal, um canário, dois coleiros, um catatau, três sanhaços e sete caboclinhos. Todos os pássaros estavam sem a devida licença do Ibama. O proprietário dos animais foi conduzido ao DPJ de Laranjeiras a fim de prestar esclarecimentos.
Já na sexta-feira (18), policiais ambientais que atuam na região do município de Afonso Cláudio, estiveram na localidade de Vila Pontões e constataram denúncias anônimas de pássaros silvestres em cativeiro de forma irregular, apreendendo em três residências dois melros, um coleiro e sete trinca ferros, além de quatro armadilhas utilizadas para captura dos pássaros.
Todos os pássaros foram encaminhados para a sede da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica de onde seguirão para o projeto Cereias em Aracruz.
O boletim de ocorrência foi lavrado e protocolado na Delegacia de Polícia Civil de Afonso Cláudio, onde os suspeitos serão intimados a comparecer.
ENTREGA VOLUNTÁRIA:
A Polícia Militar Ambiental informa que quem possuir animais silvestres de forma irregular poderá entregá-los nas sedes da Polícia Militar Ambiental mais próxima sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, Cereias, sendo, após a avaliação necessária, reintroduzidos ao meio ambiente.
Lei 9605/98 Art. 29 - Manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental previsto em Lei e a pena é de 06 meses a 01 ano, e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com