O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou policiamentos preventivos nas regiões Serrana e em Ibitirama nesse final de semana. Foram apreendidas armas, munições, além de couros e cascos de animais. Também houve recolhimento de animal silvestre. Duas pessoas foram detidas e um adolescente apreendido. Todos os envolvidos e materiais apreendidos foram entregues nos respectivos departamentos de Polícia Judiciária (DPJ) de cada município.
No sábado (07), na localidade de Nova Lombardia, zona rural do município de Santa Teresa, um veículo foi avistado em atitude suspeita pelos militares. Ao perceber a presença dos policiais, os suspeitos lançaram um revólver calibre 32 de fabricação caseira com sete munições para fora do veículo.
Durante a abordagem os policiais apreenderam um talão de cheque com 14 folhas, R$ 232,60, um galão de plástico contendo gasolina, canivete, alicate, chave de fenda, 25 Cd's, um chaveiro com duas chaves e uma carteira de bolso.
Um jovem de 19 anos foi detido e um adolescente de 17 anos apreendido. Parte do material apreendido pertencia a uma vítima de furto, praticado pela dupla. A vítima foi acionada e compareceu ao DPJ, onde reconheceu os suspeitos e os seus pertences.
Ainda no sábado (07), foram apreendidas 12 munições calibre 44, uma espingarda de fabricação caseira, cascos de tatu, couros de tamanduá, lagarto e diversos tipos de armadilhas para captura de animais silvestres. Os objetos foram encontrados em uma casa abandonada.
Após denúncias anônimas de crime de caça, os policiais estiveram em uma propriedade na localidade de Pratinha do Juscelino, zona rural de Ibitirama, não conseguindo localizar a pessoa denunciada, um lavrador de 37 anos que, segundo informações, fugiu ao perceber a chegada da viatura.
Os materiais foram recolhidos e encaminhados juntamente com o boletim de ocorrência ambiental para a Unidade de Polícia Judiciária de Alegre, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Buscas estão sendo feitas no local para localizar o suspeito.
Na sexta-feira (06), militares recolheram um cervo encontrado por um turista na região Serrana da BR 262. O animal foi identificado como uma fêmea pesando oito quilos e, após a avaliação, foi solta em uma mata na área do Parque Estadual Pedra Azul, por não apresentar nenhum ferimento, apenas sinais de estresse.
Este é o sexto cervo recolhido na Região Serrana pela Polícia Militar Ambiental somente neste ano. Esse tipo de animal está cada vez mais com sua população reduzida devido ao desmatamento, queimada e a caça, principalmente pelo cão doméstico.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573