Governo do Estado do Espírito Santo
02/01/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h27

Polícia Militar apreende arma de fogo em Conceição do Castelo e flagra crime ambiental em Pinheiros e Boa Esperança

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam uma espingarda calibre 36 no município de Conceição do Castelo, flagraram a abertura de uma vala em um rio no município de Pinheiros, com objetivo de retirar água para irrigação e apreenderam 11 pássaros silvestres em Boa Esperança nesta quarta-feira (02).

Em atendimento a uma denúncia anônima, uma equipe da 4ª Companhia do BPMA apreendeu uma espingarda calibre 36 com vários cartuchos e espoletas na localidade de Mata Fria, zona rural de Castelo. O armamento pertencia a um homem de 59 anos que foi encaminhado juntamente com o material para a Delegacia de Polícia (DP) do município. Apesar de não terem sido encontrados vestígios de caça no momento da operação, o armamento é propício para a prática desse crime contra o meio ambiente.

Em uma propriedade, na zona rural de Pinheiros, foi constatada uma abertura de uma vala com 160 metros de comprimento, quatro metros de largura e cinco metros de profundidade no Rio Itauninhas. Da vala a água estava sendo sugada por uma bomba e era utilizada para irrigação de grandes plantações, gerando enorme demanda de água, podendo resultar na escassez do recurso hídrico para os moradores da região.

Em decorrência de a atividade estar sendo realizada de forma irregular e não possuir nenhum licenciamento, o proprietário, um homem de 52 anos, foi notificado a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Pinheiros, a fim de prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Já no Centro de Boa Esperança, os policiais apreenderam sete canários da terra e quatro coleiros, os quais estavam em cativeiro sem a licença do órgão ambiental competente.

O homem que mantinha os pássaros em cativeiro foi notificado a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Boa Esperança, a fim de prestar esclarecimentos sobre os fatos, enquanto os animais foram entregues na Floresta Nacional do Rio Preto, Unidade de Conservação ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada no município de Conceição da Barra, para posterior reintrodução ao seu habitat natural.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard