Militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) apreenderam três adolescentes em conflito com a lei no Bairro Primeiro de Maio, em Vila Velha, na última quarta-feira (02). Apesar da pouca idade, os jovens possuíam ficha criminal extensa e várias passagens pela Polícia Militar.
O adolescente de 12 anos pratica crimes desde os nove anos e foi apreendido pela Polícia Militar quatro vezes. A primeira vez, em 2010, envolvido em um assalto a uma padaria em Ataíde, Vila Velha. Em 2011, foi apreendido três vezes por tráfico de drogas e participação em um assalto a um jovem no Bairro Ibes, em Vila Velha. O outro adolescente, de 14 anos, foi apreendido em agosto de 2010 por porte ilegal de armas e em 2011 por tráfico de entorpecentes.
Um levantamento realizado pela Rotam aponta que, em três anos de existência, a tropa já deteve 4.800 pessoas, sendo três mil com idade inferior a 24 anos. “Desse montante, mil tinham menos de 18 anos e 304 foram apreendidos mais de uma vez. Normalmente, o envolvimento desses adolescentes é com o tráfico de drogas e porte ilegal de armas”, diz o comandante da Rotam, tenente coronel Laércio Oliveira.
Mais prisões
A Polícia Militar também deteve foragidos da justiça nos últimos dois meses. Em conjunto com agentes penitenciários da Diretoria de Inteligência Prisional (DIP), da Secretaria de Justiça, a PM ajudou a recapturar dois fugitivos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES) que cumpriam pena por roubo.
O primeiro estava foragido desde janeiro de 2012 e foi localizado em Campo Grande, Cariacica, no mês de abril. No início deste mês, outro interno da unidade foi recapturado no Bairro Castelo Branco, no mesmo município. O interno estava foragido desde 15 de fevereiro de 2012.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br