Governo do Estado do Espírito Santo
12/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h01

Polícia Militar Ambiental apreendeu 52 mil quilos de pescados irregulares em 2011


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA/PMES) apreendeu quase 52 mil quilos de pescados irregulares, sendo diversas espécies de peixes, camarões e mariscos, durante o ano de 2011. No ano anterior, foram 1,2 mil quilos.

Houve também uma grande apreensão de redes de pesca utilizadas ilegalmente nos diversos municípios do Estado. Foram quase 32 mil metros apreendidos em 2011, contra 30 mil metros recolhidos em 2010.

As principais apreensões foram realizadas durante as “Operações Defeso”, desencadeadas em todo Estado, quando o BPMA intensificou suas ações de fiscalização, visando coibir a exploração ilegal de recursos pesqueiros, principalmente nos períodos de reprodução das espécies protegidas, vistoriando supermercados, peixarias, feiras, veículos de transporte de pescados, rios, lagos e reservatórios d’água.

Para o tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues, comandante do BPMA, os números refletem o resultado das atividades em conjunto com os órgãos de fiscalização do meio ambiente e do comprometimento dos policiais militares da unidade especializada, que atuam na prevenção, na fiscalização e no controle dos crimes ambientais em todo o Estado.

O pescado irregular apreendido e recolhido pelo batalhão foi doado às instituições filantrópicas cadastradas junto à Polícia Militar.

O BPMA continuará com foco nessas ações enquanto durar o período da piracema, que se entende até o dia 28 de fevereiro. O objetivo é proteger a reprodução de peixes e garantir o sustento da atividade pesqueira de forma legal, responsável e sustentável, protegendo o meio ambiente e gerando emprego e renda para inúmeras famílias capixabas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard