Governo do Estado do Espírito Santo
19/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

Polícia Interativa de São Pedro é tema de debate do Curso Koban nesta quinta (20)


Os 50 alunos do Curso Nacional de Promotor de Policiamento Comunitário Sistema Koban farão uma visita na região da Grande São Pedro nesta quinta-feira (20) para conhecer a aplicação do Método Interativo de Polícia desenvolvido pela 5ª Companhia do 1º Batalhão e a interação com comunidade e com o município de Vitória.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Interativa e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente coronel Jailson Miranda, nessa região, que faz parte do programa Estado Presente, houve uma diminuição de 50% dos homicídios comparando janeiro a setembro de 2010 com o mesmo período de 2011. “A redução da criminalidade é o maior objetivo do Projeto de Reestruturação da Polícia Interativa no Espírito Santo”, frisou o coronel.

A visita será às 14 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria José Costa Moraes, em São Pedro III. Na unidade, o capitão Alves Christ, comandante da 5ª Cia, fará uma palestra sobre a reestruturação da Polícia interativa. O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Alcemir Pantaleão Sobrinho, também falará sobre o papel do município na segurança pública, com ênfase na Grande São Pedro.

“A criminalidade precisa ser enfrentada com prevenção, controle e repressão. Assim, a atuação tem que ser articulada e chegar às raízes sócio culturais com a cooperação permanente da comunidade”, ressaltou o coronel Miranda.

O Curso Nacional de Promotor de Policiamento Comunitário começou nesta segunda-feira (17) e termina dia 21 deste mês. Participam das atividades policiais que já atuam com o policiamento comunitário nos batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória e também militares do interior do Estado.

O objetivo é que após o curso eles gerenciem as bases comunitárias dentro da filosofia do Sistema Koban, e atuem na mobilização social das lideranças comunitárias. Este é o segundo curso realizado no Estado em 2011, o primeiro foi em julho quando se formaram 50 militares gestores deste sistema.

Estado Presente

O Estado Presente é o programa do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Desde maio, o Estado Presente já foi lançado nas comunidades de Nova Bethânia, em Viana; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; São Pedro, em Vitória; em Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra; além da Grande Santa Rita, em Vila Velha; e agora retornou à Grande Terra Vermelha, onde foi lançado no mês de maio deste ano.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard