Governo do Estado do Espírito Santo
23/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h01

Polícia Ambiental recolheu mais de 4 mil animais silvestres em 2011


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental recolheu 4.093 animais silvestres em 2011, entre aves, mamíferos e répteis, em vários municípios do Estado. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (24), apresentam um crescimento de 57% em relação ao ano de 2010, quando foram recolhidos 2.605 animais. Em 2009, esse número chegou a 2.133.

Foram recolhidas 3.505 aves de várias espécies, contra 2.320 em 2010, o equivalente a 51% de aumento. Quanto aos mamíferos, foram recolhidos 296 animais, contra 146 em 2010, representando mais que o dobro do ano anterior.

Os dados também apontam um grande aumento no recolhimento de répteis, principalmente cobras e jacarés, que totalizaram 292 animais, contra 139 em 2010.

Somente no mês de janeiro de 2012, o número total de animais recolhidos pelo BPMA chegou a 387.

Em grande parte dos casos, os animais foram encontrados em cativeiro sem autorização do órgão competente ou em situações de maus tratos. A maioria dos animais recolhidos pelo Batalhão foi encaminhada aos centros de reintrodução de animais, para exames e providências necessárias ao seu retorno à natureza em áreas de reserva ambiental.

O BPMA recomenda àquelas pessoas que possuem animais silvestres em situação irregular, para que procurem a base mais próxima da unidade para recolhimento do animal, mediante a devolução voluntária, além de jamais procederem a soltura indiscriminada de animais silvestres provenientes de cativeiro, em decorrência dos sérios riscos de danos à natureza.

Para o comandante do BPMA, tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues, os números refletem os resultados do comprometimento dos policiais militares da unidade, aliado às parcerias com os vários órgãos de defesa do meio ambiente, bem como o aumento das denúncias da sociedade capixaba, visando a prevenção e o controle dos crimes ambientais em nosso Estado.

O comandante enfatizou ainda a importância nos investimentos na educação das comunidades, visando à preservação da vida silvestre em nosso meio ambiente: “É preciso persistência em educar e conscientizar a todos em prol do equilíbrio ambiental e da sustentabilidade”.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard