Nessa quinta-feira (06) o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) sobrevoaram as regiões de Anchieta e Iconha, onde segundo denúncia, estaria acontecendo degradação ambiental. A ação foi uma operação conjunta com Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.
No sobrevoo pela região, foram encontrados oito pontos de extração de granito, que foram fotografados e marcados no mapa suas coordenadas, para que, utilizando veículos terrestres, equipes de fiscalização fossem até o local, com o objetivo de verificar se há licenças ambientais. Além de verificar qualquer dano ao meio ambiente, uma vez que tal exploração mineral, quando não regularizada e quando não obedecem as condições de exploração, pode causar forte impacto ao meio ambiente.
A Lei de crimes Ambientais nº 9.605/98 Art. 55 diz: executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e ou licença, prevê: detenção de seis meses a um ano e multa, bem como aqueles que deixam de recuperar área pesquisada e ou explorada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 /