Governo do Estado do Espírito Santo
05/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h59

Polícia Ambiental e Ibama fiscalizam torneio de canto de pássaro e multam 17 criadores


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Ibama, realizou a “Operação Campeão” em Jerônimo Monteiro, no Norte do Estado, com finalidade de fiscalizar o Torneio de Canto de Pássaros ocorrido no Ginásio Municipal, no Centro da cidade.

A fiscalização foi na manhã desse sábado (04) e visou constatar irregularidades, tais como o comércio irregular de pássaros, pássaros sem anilhas, pássaros com anilhas inautênticas ou adulteradas, dentre outras.

Um total de 12 pássaros (coleiros) foram apreendidos, sendo sete com anilhas inautênticas, três sem anilhas e duas sem comprovante de origem que os acobertassem. No local foram fiscalizados 17 criadores, dos quais nove foram multados, gerando um valor de R$ 19.000,00 de multas.

Também foram apreendidos 20 troféus e 103 estacas de metal, utilizadas para suspender as gaiolas durante o torneio. Ao final, a Sociedade Ornitológica de Alegre (SOA) teve a sua autorização suspensa para realização de torneios de passeriformes.

O torneio é o momento onde os criadores aproveitam para expor seus pássaros em disputas de canto, com as qualidades canórias, quando alguns aproveitam para realizar negócios, descaracterizando a natureza amadorista, critério básico para a manutenção da atividade.

Alguns pássaros chegam a ser comercializados entre os criadores por quantias elevadas, evidenciando uma atividade altamente lucrativa e, com isso, fomentam outro crime ambiental, já que muitos desses animais são provenientes do tráfico de animais silvestres, anilhados irregularmente com anilhas falsas, clonadas com a mesma inscrição alfanumérica das anilhas fornecidas pelo Ibama.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard