18/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h47

Polícia Ambiental e Civil fazem operação para combater caça e pesca em Guaçuí

Em menos de trinta dias após a última fiscalização, a Polícia Militar Ambiental em ação conjunta com a Polícia Civil de Guaçuí, realizou durante toda tarde desta quinta-feira (18), nova fiscalização embarcada no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Rosal, visando coibir a pesca predatória na região.

Várias pessoas foram abordadas e receberam orientações das polícias civil e militar, bem como puderam repassar informações importantes aos policiais que já articulam futuras ações.

Participaram da ação o comandante da Polícia Ambiental da Região do Caparaó, 1º tenente PM Roberto Martins; cabo Ribeiro e soldado Carvalho, que atuam rotineiramente naquela área; delegado da Polícia Civil Fábio Teixeira Machado; e o investigador Maxsandro Dufrayer Souza.

Além de consolidar importante parceria entre as Polícias Militar e Civil, a ação buscou averiguar as denúncias de pesca e caça que existem na área do reservatório, incluindo o Parque Municipal de Guaçuí, o qual possui uma fauna e flora bem diversificada.

A equipe fez um percurso a pé nas proximidades do Parque Municipal e no reservatório em busca de caçadores e pescadores investigando os indícios da existência de tarrafas, espinheis, anzóis de galho, redes, dentre outros equipamentos usados na prática de crimes ambientais.

Tanto o tenente Martins quanto o delegado Fábio Teixeira avaliaram como muito positiva a ação, não só pela integração das duas polícias em um só objetivo, como também, pela sensação de segurança que foi transmitida para as pessoas residentes no local.

Foi possível levantar dados possibilitando assim, a realização de ações conjuntas em horários diversificados, buscando uma consciência de preservação ambiental e, sobretudo, de respeito às leis.

As denúncias para a Polícia Militar Ambiental poderão ser feitas pelos telefones (28) 3553-2042 e (28) 3553-1398, bem como pelo e-mail: policiaambientalguacui@gmail.com .

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva