Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 13 pássaros silvestres nos municípios de Alegre e São José do Calçado e recolheram um tamanduá mirim em Guaçuí, na última sexta-feira (30). Os pássaros foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Cachoeiro de Itapemirim e o tamanduá foi solto no Parque Municipal Ênio Fazolo no município de Guaçuí.
Os militares que atuam na Região do Caparaó estiveram nos Distritos de Vila do Café, município de Alegre e São Benedito, município de São José do Calçado, onde realizaram a apreensão de quatro trinca-ferros, um catatau, oito coleiros, 12 gaiolas, uma anilha, quatro alçapões e uma rede para captura de pássaros.
Foram registrados os boletins de ocorrência e cinco pessoas que estavam com os pássaros, de forma irregular, sem a autorização do Ibama, deverão ser intimadas a comparecer nas Delegacias dos respectivos municípios.
A pena prevista para tal crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo.
A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas para que não mantenham animal silvestre em cativeiro de forma irregular, e caso queiram fazer a entrega espontânea, que procurem uma sede do BPMA mais próxima, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.
Já no Centro de Guaçuí, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para realizar o recolhimento de um tamanduá que se encontrava em um cômodo nos fundos de uma residência. No local foi constatado que se tratava de um tamanduá mirim ou tamanduá-de-colete (Tamanduá tetradactyla), macho, pesando cinco quilos.
Segundo o Ibama o tamanduá recolhido não está ameaçado de extinção, contudo, em função principalmente do desmatamento no Espírito Santo, a sua população vem decrescendo a cada ano. O animal foi avaliado e por estar em boas condições de saúde, foi realizada a soltura na manhã deste sábado (1º) na mata do Parque Municipal Ênio Fazolo no município de Guaçuí, onde o animal terá contato com outros de sua espécie.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com