Governo do Estado do Espírito Santo
17/06/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h24

Polícia Ambiental apreende arma com caçador em Santa Maria de Jetibá

Policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão Ambiental apreenderam uma espingarda calibre 22, com mira laser, usada por um homem que caçava na localidade de São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá, na noite desse domingo (17).

Militares patrulhavam uma área de mata quando avistaram um carro estacionado e fechos de luz produzidos por lanternas, o que indicava a ação de caçadores no local. Com ele, uma arma foi apreendida, além de 315 cartuchos calibre 22, um silenciador e materiais usados para a caça.

O caçador foi conduzido ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/03) e por caçar animais silvestres (art. 29 da Lei 9.605/98).

De acordo com o comandante do 2º Pelotão, tenente Jair Luiz da Silva, a caça na Região Centro Serrana do Estado é prática cultural e está sendo combatida preventivamente pelo Batalhão Ambiental também por meio de trabalhos educativos.

“Infelizmente, na repressão ao crime de caça, pessoas sem passagem pela polícia, como, por exemplo, comerciantes, empresários ou até mesmo agricultores, são flagrados caçando animais silvestres. Para facilitar a captura desses animais, eles utilizam ainda equipamentos proibidos como silenciadores e mira laser, fatos considerados graves pela legislação, com pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard