Governo do Estado do Espírito Santo
24/03/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h30

PMES realiza capacitação sobre operações de choque

Para preparar militares para operações de choque, a Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Missões Especiais (BME), está com as inscrições abertas para o Curso de Controle de Distúrbios Civis. Serão oferecidas 45 vagas, sendo 30 para militares do BME, 10 para as demais unidades da PMES e cinco para demais instituições policiais.

O treinamento terá início no dia 20 de maio e segue até o dia 25 de junho. O coordenador do curso e comandante da 1ª Companhia de Operações de Choque do BME, capitão Rafael Fernando de Carvalho, diz que a capacitação pretende qualificar os policiais para o atendimento de ocorrência de controle de distúrbios civis.

“O treinamento visa preparar o militar para o atendimento de rebeliões em presídio, revista prisional, ocorrências de reintegração de posse e desobstrução de vias provocadas por manifestações, entre outras. Será um curso intenso que irá envolver muito conteúdo prático e uma jornada integral. É necessário que os interessados tenham um bom preparo físico, pois as atividades são puxadas. Um escudo de aço utilizado no treinamento pesa, aproximadamente, 11 quilos”, diz o comandante.

De acordo com o capitão, atividades práticas, com simulações de ocorrências reais, serão rotina durante o treinamento. Para ser um policial da tropa de choque é necessário coragem e habilidade para atuar em situações críticas. A atividade física é puxada e a carga de material utilizada é pesada. Uma mochila com materiais de primeiros socorros pesa, aproximadamente, 11 quilos e um capacete balístico, em torno de 2,5 kg, além do escudo e colete.

Os participantes terão disciplinas de legislação de Controle de Distúrbios Civis (CDC), tática e técnica de CDC; material bélico de CDC; treinamento físico militar, noções de CDC com cães; noções de choque montado, policiamento em evento, tiro policial e socorro de urgência.

Para se inscrever

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril. Para se inscrever, o militar deve preencher a ficha de inscrição disponível em seu Batalhão e, posteriormente, encaminhá-la via fax para o número 3636-8680 ou para o e-mail:secretaria.dei@pm.es.gov.br. O curso é destinado a oficiais subalternos e praças da PMES e de outras polícias coirmãs, bem como aos correspondentes das Forças Armadas.

Os integrantes da PMES devem ser aprovados no Teste de Avaliação Física (TAF), na Tabela "C" - Anexo BCG nº 040/2005, de acordo com o regulamento de aplicação, em caráter classificatório e eliminatório, que será realizado nos dias 07 e 08 de maio, a partir das 07h30, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA). Para participação no TAF o candidato deverá apresentar laudo cardiológico no dia da aplicação ao oficial responsável pelo teste.

Serviço

Curso de Controle de Distúrbios Civis - Operações de Choque
Período do curso: 20 de maio a 25 de julho
Inscrições: até o dia 05 de abril
Informações: 3636-8680


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard